ufpr_bcopng

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Observatório Participativo da Juventude foi desenvolvido na UFPR

solenidade de lançamento do participatório

O governo federal, através da Secretaria Nacional de Juventude lançou na quarta-feira, em Brasília , o Observatório Participativo da Juventude que vem sendo chamado de Participatório. Trata-se de um ambiente virtual e interativo para estimular a participação do jovem em debates e mobilizações. O site Confira o site: http://www.participatorio.juventude.gov.br/ foi desenvolvido pelo Centro de Computação Científica e Software Livre da UFPR (C3SL). O projeto está sendo coordenado pelos professores Marcos Sunyé, diretor do Setor de Ciências Exatas e Marcos Castilho, chefe do Departamento de Informática da UFPR.

Segundo o professor Sunyé, o portal interativo é direcionado para os jovens com a intenção de debater as reivindicações a respeito das políticas públicas para o segmento. O ambiente virtual pretende ainda estimular a participação do jovem em mobilizações, além de produzir conhecimentos e divulgar conteúdos relacionados às políticas juvenis em geral. O lançamento do projeto será nesta quarta-feira (17), em Brasília e contará com a presença de ambos os professores da UFPR.

Núcleos – Três grandes núcleos contemplam esta plataforma. Um é o de Estudos e Pesquisas, que reunirá publicações, acervo e articulação do conhecimento sobre a temática juvenil. O Núcleo de Comunicação e Mobilização será responsável pela divulgação de conteúdos nas redes sociais e pelas ações de mobilização presencial. O terceiro núcleo é o de Desenvolvimento Digital que tem a tarefa de desenvolver as atividades do site. O portal terá uma dinâmica integrada com as redes sociais e blogs, possibilitando um contanto direto com os jovens. Com a iniciativa, a SNJ pretende promover e ampliar a capacidade de articular o conjunto de ferramentas que viabilizam e potencializam o diálogo com a sociedade civil, em especial, com a juventude brasileira.

Sugestões

Progepe lança atividade de saúde e longevidade para aposentados
Aposentadoria nunca foi sinônimo de inatividade. Pensando na qualidade de vida dos servidores aposentados,...
Ciência UFPR: Molécula-ímã tem potencial para revelar a bioquímica por trás de doenças
Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar...
“A SBPC é a marca de que o Brasil acredita e produz ciência da mais alta qualidade”, diz ministra do MCTI
Entre 23 e 29 de julho, aconteceu na Universidade Federal do Paraná (UFPR) a 75ª Reunião Anual da Sociedade...
Série sobre a ciência produzida nas Universidades brasileiras estreia na TV Brasil
A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições...