logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

O papel do biólogo na sociedade é tema do XXVIII Ciclo de Atualização, no Politécnico

Nada menos que 24 palestras, 10 minicursos/oficinas e visita durante uma noite inteira no Museu de História Natural do Capão da Imbuia. Estas são algumas das atividades que integram a programação do XXVIII Ciclo de Atualização em Ciências Biológicas: Atuação do Biólogo e suas Influências na Sociedade, que será realizado na próxima semana – de 15 a 19 – a partir das 9 horas, no anfiteatro 10 do Setor de Ciências Biológicas da UFPR, Centro Politécnico.

Professores, estudantes de pós-graduação e profissionais da área farão palestras e apresentarão painéis sobre a atuação do biólogo na área criminal; desafios enfrentados em estudos com aves migratórias; origem e extinção da megafauna pleistocênica na América do Sul; vocalizações ultrassônicas como índice afetivo dos animais; e nanopartículas e suas aplicações.

De acordo com integrantes do Centro Acadêmico de Estudos Biológicos (CAEB), os participantes também terão oportunidade de obter conhecimentos, via palestra/painel, acerca de temas como valor adaptativo dos comportamentos de depressão e ansiedade; inteligências múltiplas na educação; noções básicas em latim botânico; empreendedorismo com hortas urbanas; Cataia: óleos essenciais, entre outros.

Minicursos/oficinas

Além das palestras, entre elas a que será proferida pelo professor da USP Luiz Andrioli, que abordará o tema “Regulação da expressão gênica e formação do corpo da drosophila”, 10 minicursos/oficinas serão disponibilizados aos estudantes da UFPR e público em geral. Entre as opções estão Compostagem; Primeiro Socorros; Montagem de Cactos; Uso do software R (utilizado em análises ecológicas); Fotografia; Sobrevivencialismo; e Fermentação Natural.

Também integram a programação atividades como visita ao Horto Florestal da Barreirinha e testes para verificar se a pessoa é daltônica.

Os integrantes do CAEB informam que é necessária a inscrição nos minicursos/oficinas, pois as vagas são limitadas. Estas formações são ofertadas nos turnos da manhã e tarde. Para o público externo é cobrada uma taxa no valor de R$ 20 e para alunos da UFPR, R$ 15 mais uma quilo de ração.

Interessados devem acessar o endereço eletrônico https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScWa2em0twuV85AY4mE1TjinSRQ6w1sPBhnlxD4qNriiOQQkQ/viewform

 

Celsina Favorito

 

Sugestões

Post Evento janeiro
Post de Evento
Vai ser publicado um Edital sobre ……
Sextas na pós debate mundo digital, fake news e práticas curriculares
O projeto “Sextas na pós: conversas com professores(as)”, promovido pelos Programas de Pós-Graduação...
Jornada marca dez anos de políticas públicas de educação ambiental no Paraná
O Centro de Educação Ambiental e Preservação do Patrimônio (CEAPP), parceria entre a Universidade Federal...