logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Observatório das Metrópoles apresenta pesquisa sobre reforma urbana e direito à cidade – 14 de setembro na Reitoria

O Núcleo Curitiba do Observatório das Metrópoles apresentará os resultados da pesquisa “Reforma urbana e direito à cidade nas Metrópoles” em um fórum local que trará reflexões sobre Curitiba e a Região Metropolitana. O evento ocorrerá na próxima quarta-feira (14), durante todo o dia, no 1º andar do Edifício Dom Pedro I, no Complexo da Reitoria da Universidade Federal do Paraná (UFPR), no Anfiteatro 100. Em formato híbrido: virtual e presencial.

O Núcleo de Curitiba é coordenado pela professora Madianita Nunes da Silva, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Federal, e tem como vice-coordenador o professor  Luiz Belmiro Teixeira, do Instituto Federal do Paraná (IFPR), Campus Paranaguá.

A pesquisa faz parte do projeto da rede nacional do Observatório das Metrópoles. Os 17 núcleos espalhados pelo país investigaram questões referentes ao meio urbano brasileiro. Como pano de fundo, a efetividade das políticas públicas implementadas para assegurar o direito à cidade aos cidadãos das nossas metrópoles.

A iniciativa procura recolocar no centro do debate público a discussão acerca da reforma urbana. Pesquisadores de diversas áreas (direito, arquitetura, sociologia, geografia) contribuíram com trabalhos que farão parte de publicações que devem ser lançadas no final de 2022 e no início de 2023 por todos os núcleos, em formato de e-books.

O fórum local de Curitiba será o momento de interlocução dos pesquisadores com entidades da sociedade civil, movimentos sociais organizados e instituições públicas que têm como foco de atuação as pautas do meio urbano: habitação, mobilidade, transporte público, políticas sociais de inclusão – saúde, educação, assistência social. A socialização dos resultados da pesquisa visa colocar em evidência o papel de um planejamento urbano democrático.

A inscrição é gratuita e o evento poderá ser acompanhado presencialmente ou pelo YouTube.

Confira a programação (clique para ampliar):

Observatório das Metrópoles

O Observatório das Metrópoles é um Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) que trabalha de forma sistemática e articulada sobre os desafios metropolitanos colocados ao desenvolvimento nacional. A organização tem como referência a compreensão das mudanças das relações entre sociedade, economia, Estado e territórios conformados pelas grandes aglomerações urbanas brasileiras.

Os INCTs são grupos de pesquisa na fronteira da ciência que ocupam posição estratégica no Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia. O programa é conduzido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTIC) por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).

Em setembro de 2022, a equipe do INCT Observatório das Metrópoles é composta por 380 pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior, distribuídos pelos núcleos regionais da rede nacional. Além do campo acadêmico, o Observatório reúne instituições e pesquisadores dos campos governamental e não governamental.

Com informações da equipe organizadora do evento em Curitiba

Sugestões

Post Evento janeiro
Post de Evento
Vai ser publicado um Edital sobre ……
Sextas na pós debate mundo digital, fake news e práticas curriculares
O projeto “Sextas na pós: conversas com professores(as)”, promovido pelos Programas de Pós-Graduação...
Jornada marca dez anos de políticas públicas de educação ambiental no Paraná
O Centro de Educação Ambiental e Preservação do Patrimônio (CEAPP), parceria entre a Universidade Federal...