O reitor Ricardo Marcelo Fonseca e a vice-reitora Graciela Bolzón de Muniz receberam, nesta sexta-feira (19), o novo presidente da Comissão Própria de Avaliação (CPA), Alexandre Knesebeck, e membros da equipe. O docente do Setor de Tecnologia da UFPR está à frente da CPA desde o dia 05 de outubro.
O reitor destacou a relevância da atuação da CPA como instrumento de gestão. “As ações administrativas serão melhores quando calcadas em um diagnóstico seguro, e é por isso que a CPA tem um papel fundamental e estratégico”, disse. “Queremos fortalecer e sensibilizar a participação. É necessário que a comunidade esteja comprometida respondendo e dando feedback”.


A expectativa dos membros da Comissão é ampliar a amostra das próximas avaliações institucionais, que terão início no dia 22 de outubro. “Queremos trabalhar em cima da conscientização do questionário, nosso grande desafio é aumentar a participação. Também precisamos permear os resultados da avaliação entre os diversos órgãos da universidade, para que possam refletir sobre as contribuições da comunidade e implementar melhorias”, afirmou Knesebeck.
“A avaliação é o momento de refletir sobre o que estamos fazendo como instituição, onde estamos atingindo objetivos e onde precisamos melhorar”, explicou o pró-reitor de Graduação da UFPR, Eduardo Barra.


Avaliação CPA
A partir de segunda-feira (22), estará disponível a avaliação institucional para servidores técnico-administrativos e docentes. O prazo para responder segue até o dia 1º de novembro, a participação é voluntária e anônima.
Os dados auxiliarão o planejamento e estratégias para a melhoria das políticas de ensino, pesquisa e extensão.
O processo seguirá em novembro com a participação dos estudantes, avaliando cursos e disciplinas. Na terceira etapa, os docentes e alunos dos cursos e programas de pós-graduação terão a oportunidade de opinar sobre as condições e políticas de funcionamento da pesquisa e pós-graduação na UFPR.
Responda aqui o formulário.