logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Novo prédio de Exatas: Inauguração reúne autoridades no Centro Politécnico

26618281226_053fde2c16_z
O novo prédio fica logo na entrada do Centro Politécnico. Imagem: Samira Chami Neves

Na manhã desta segunda-feira, dia 25, autoridades, servidores e estudantes se reuniram para inaugurar o novo prédio do Setor de Ciências Exatas da Universidade Federal do Paraná. Uma revindicação antiga, as obras começaram em julho de 2014, como parte da expansão que busca dar mais autonomia e espaço a cada um dos setores da UFPR – nos últimos oito anos, a UFPR cresceu 160 mil m² à sua área construída, chegando a 530 mil m².

Com 14 salas e capacidade para 860 alunos distribuídos em seus 7.718 m², o novo prédio abrigará salas de aula, gabinetes e laboratórios dos departamentos de Estatística, Física, Expressão Gráfica e Matemática. A obra custou R$ 17, 3 milhões e o projeto foi adaptado às particularidades da área, ouvindo sempre aqueles que utilizarão o espaço, e dando atenção especial à acessibilidade.

“Estamos entregando para a comunidade uma obra como poucas, com características especiais, respondendo às necessidades de cada departamento”, contou o reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, agradecendo o papel do Ministério da Educação (MEC) nesta realização, com referência especial ao Secretário Executivo Luiz Cláudio Costa e o Secretario de Educação Superior (SESu), Jesualdo Pereira Farias”.

Além do reitor, a solenidade de inauguração contou com a presença do vice-reitor, Rogério Andrade Mulinari, do superintendente de Infraestrutura, Álvaro Pereira, e do diretor e do vice-diretor do Setor de Ciências Exatas, Marcos Sfair Sunye e Alexandre Luis Trovon de Carvalho. Compareceram, ainda, pró-reitores, coordenadores e representantes da prefeitura de Curitiba, como o Secretário Municipal de Planejamento, Fabio Scatolin, que também é professor do Departamento de Economia da UFPR.

Investimento e colaboração

Pereira comemorou a novidade lembrando o desafio de entregar uma obra desta magnitude neste momento de crise econômica e disse considerá-la um avanço para a Universidade. “Estamos deixando um grande legado de infraestrutura”, afirmou.

Imagem: Samira Chami Neves
Imagem: Samira Chami Neves

“Ao longo dos anos, sofremos um significativo aumento no número de docentes, estudantes e técnicos”, disse Trovon, que destacou as áreas pesquisadas e o trabalho de cada um dos departamentos do Setor de Ciências Exatas (Estatística, Expressão Gráfica, Física, Informática, Matemática e Química). “[O novo prédio] mostra o reconhecimento da administração da Universidade no desempenho deste Setor”.

“A qualidade sempre foi uma das características definitivas do Exatas”, declarou Sunye. O diretor ressaltou, ainda, que o setor colabora com quase toda a UFPR, com outras universidades e se destaca nacional e internacionalmente por meio de projetos e parcerias.

Já Mulinari afirmou que uma universidade é mais do que edifícios e equipamentos. “Um sonho exige muito planejamento e esforço de um coletivo crescente de pessoas para ter sucesso”, apontou.

O reitor falou sobre os desafios da gestão pública nesse momento de orçamento restrito salientando, no entanto, que houve um aumento entre 60% e 70% em todos os indicadores da Universidade. “Apesar de querermos que cada um dos setores da UFPR tenha um espaço próprio, o trabalho não deixa de ser integrado, multidisciplinar, pensando sempre no que nos une”. Akel Sobrinho relembrou, também, que em 2013 o Setor de Ciências da Terra também recebeu um prédio exclusivo.

Confira como ficou o prédio novo no vídeo abaixo:

 

Sugestões

Informativo UFPR (Destaques da semana de 07/08 a 11/08/2023) 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA    🧠🔭 Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...
Doutoranda que criou programas para incentivar a adoção de cães é homenageada na Câmara de Curitiba 
Na manhã desta terça-feira (8), Lu Baldan, médica veterinária e doutoranda em Ciências Veterinárias na...
UFPR lamenta falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda Santos
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda...