logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Novo prédio das Ciências da Terra leva o nome de Bigarella

Professor João José Bigarella. Este é o nome do Anexo I do Setor de Ciências da Terra, inaugurado ontem, quinta-feira (19), no Campus Politécnico da UFPR. Durante a cerimônia, o próprio homenageado, aos 90 anos, descerrou a placa que leva seu nome.

O diretor do Setor, Donizeti Giusti, justificou a escolha dizendo que “falar do professor Bigarella é, ao mesmo tempo, fácil e difícil”. Fácil porque diversas gerações que passaram pela UFPR conheceram sua qualidade como docente e acompanharam o reconhecimento nacional e internacional que conquistou, na área da pesquisa. Também é difícil, explica o dirigente, porque posso deixar de ressaltar os importantes trabalhos que desenvolveu. Ele pesquisou áreas do Deserto do Saara; de aldeias indígenas da Região Amazônica; participou, já em 1951, de grupos de investigação de universidades americanas, enfim, ele sempre foi muito versátil.

Bigarella com esposa e professores do Setor. Foto: Marcos Solivan

Além da competência, a homenagem ao professor Bigarella se justifica por ser um dos pioneiros do Departamento de Geociências, que deu origem ao Setor de Ciências da Terra. Na época, comenta Giusti, a Geociências era vinculada ao Setor de Tecnologia. Somente em setembro de 1998 foi criado o Setor e “tivemos nossa própria casa”.

Emenda Parlamentar

Durante a solenidade, o reitor Zaki Akel Sobrinho fez um agradecimento especial ao prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet. Quando estava em Brasília, na época atuando como deputado federal, destinou através de emenda parlamentar os primeiros recursos, que viabilizaram o início da obra . Ao todo são 3.600 m² de área construída, dividida em quatro andares, sendo 8 salas de aula, 7 laboratórios de pesquisas e 3 de informática; 17 gabinetes de professores, banheiros e cozinha.

Com o reitor Zaki e amigos. Foto: Marcos Solivan.

O reconhecimento pelo apoio também foi manifestado pela professora Chisato Oka Fiori, diretora do Ciências da Terra no período de 2006 a 2010. Ela conta que diversas vezes teve que se reunir com o parlamentar para solicitar recursos e apresentar projetos. No final, o auxílio financeiro veio do deputado e de diversas outras fontes, entre elas, do Reuni. “Agora, estamos programando a construção de outros dois prédios e precisaremos do auxílio da Reitoria”, avisou Chisato ao reitor Zaki e ao vice- reitor Rogério Andrade Mulinari.

Novas Obras

Mulinari agradeceu o trabalho dos profissionais da Pró-Reitoria de Administração/PCU, do vice-diretor de Ciências da Terra, Pedro Luis Faggion, e os integrantes da comunidade universitária (docentes, técnicos administrativos e alunos), vinculada aos Departamentos de Geomática, Geografia, e Geologia (campus Politécnico) e aos do Centro de Estudos do Mar, instalado em Pontal do Sul, e que também integra o Setor de Ciências da Terra.

Imagem do novo prédio Prof. João José Bigarella.Foto: Marcos Solivan.

O evento teve apresentações musicais do coral de crianças e adolescentes da Ong Beneficente Dikaion, em Piraquara, e dos funcionários Funpar Ronaldo Feitosa e Michelle Trevisan, que mostraram seus talentos no violino. Prestigiaram a inauguração, a esposa do homenageado, Íris Bigarella, diretores de diversos setores, pró-reitores, chefes de unidades, servidores (docentes e técnicos administrativos) e alunos do Campus Politécnico.

Coral da Ong Dikaion. Foto:Marcos Solivan

Celsina Favorito

Sugestões

Post de Evento
Vai ser publicado um Edital sobre ……
Pré-Vestibular Comunitário da UFPR está com vagas remanescentes abertas
O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná...
Provar 2024: UFPR tem 804 vagas abertas em cursos de graduação, inscrições até 11/08
Esta é a última semana para inscrição de interessados em uma das 804 vagas em cursos de graduação oferecidas...
Mestrado acadêmico em Enfermagem recebe inscrições
O Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná oferece 24 vagas para o curso...