logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Novo ouvidor geral da UFPR, Marcelo Luiz Curado, toma posse em solenidade nesta terça-feira (18)

Curado permanece no cargo por dois anos. Imagem: Leonardo Bettinelli
Curado permanece no cargo por dois anos. Imagem: Leonardo Bettinelli

Na manhã dessa terça-feira, dia 18, autoridades da Universidade Federal do Paraná prestigiaram a posse da nova gestão da Ouvidoria Geral da UFPR. Previamente ocupado pela professora Soraya Rosana Torres Kudri, o cargo passa para as mãos de Marcelo Luiz Curado, professor do Setor de Ciências Sociais Aplicadas da UFPR, no Departamento de Economia. O mandato é de dois anos.

Estiveram presentes o reitor e o vice-reitor da Universidade, Zaki Akel Sobrinho e Rogério Mulinari, os pró-reitores de Administração, Gestão de Pessoas, Extensão e Cultura, Assuntos Estudantis e Pesquisa e Pós-Graduação, o superintendente do Complexo Hospital de Clínicas, Flavio Tomasich, além de representantes da Editora da UFPR, do Sistema de Bibliotecas da UFPR, da Associação dos Amigos do HC, diretores de setor, servidores técnico-administrativos, docentes e familiares. Soraya Kudri não pôde comparecer devido a uma viagem, mas deve participar de reuniões nas próximas semanas para que a transição seja estável e bem estruturada.

Na ocasião, Curado afirmou se sentir muito honrado em ser indicado à posição de ouvidor geral, agradecendo a confiança depositada nele pela reitoria e pelos membros do Conselho Universitário. “A ouvidoria tem um papel chave não apenas de resolver os problemas internos da instituição, mas também, e principalmente, de servir à comunidade”, afirmou, acrescentando que pretende desenvolver a sua função com rigor e serenidade. “Queremos ajudar a universidade a ampliar a sua relação com a sociedade”.

Mulinari garantiu a autonomia da ouvidoria, destacando a relação com outras ações da unidades da UFPR – como o recém-lançado programa Conte Conosco e a Comissão Própria de Avaliação da UFPR – que também são canais de resposta às comunidades acadêmica e externa à instituição. O reitor também ressaltou que essa interlocução com outros órgãos é fundamental para que se possa conhecer as dimensões da Universidade e a importância da construção de uma instituição transparente e independente. “[Com a ouvidoria] é possível trazer à luz problemas que, quando solucionados, podem virar políticas públicas”, disse.

 

Sugestões

Informativo UFPR (Destaques da semana de 07/08 a 11/08/2023) 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA    🧠🔭 Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...
Doutoranda que criou programas para incentivar a adoção de cães é homenageada na Câmara de Curitiba 
Na manhã desta terça-feira (8), Lu Baldan, médica veterinária e doutoranda em Ciências Veterinárias na...
UFPR lamenta falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda Santos
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda...