logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Nova direção do Setor de Ciências Agrárias toma posse

Zaki Akel Sobrinho, Nivaldo Rizzi, Amadeu Bona Filho e Rogério Mulinari na solenidade de posse (foto Ana Assunção)

Com objetivos claros e muitos desafios, a nova direção do Setor de Ciências Agrárias da UFPR tomou posse em solenidade realizada na tarde de quarta-feira (12/11). Assumiram como diretor o professor Amadeu Bona Filho e como vice-diretor, o professor Nivaldo Eduardo Rizzi. Participaram da solenidade o reitor Zaki Akel Sobrinho, o vice-reitor Rogério Mulinari e o diretor do setor no período anterior, Eduardo Teixeira da Silva, além de pró-reitores, diretores de setor, professores, técnicos-administrativos, alunos e outros convidados que lotaram o auditório do setor.
O professor Amadeu Bona destacou a importância de uma aproximação com os produtores rurais, na busca de formar profissionais cidadãos, comprometidos com o desenvolvimento da sociedade. Ele lembrou também que em 2015 começam as comemorações do centenário do curso de Agronomia, data que com certeza será um marco para o setor. E o desafio de tornar mais felizes todos os que vivem o dia a dia do campus.
Em seu discurso, o professor Nivaldo Rizzi lembrou o papel da universidade pública na produção e disseminação do conhecimento. Ele salientou as metas da gestão, de fortalecer o espaço acadêmico, com atenção especial para o ensino de graduação, sem negligenciar os outros níveis de ensino. Outro objetivo é fazer do setor um espaço de integração social, oferecendo área para feiras comunitárias, não só a de Orgânicos, que já existe e pode ser ampliada, mas também para ONGs de proteção aos animais, produtores rurais e outras que possam ser beneficiadas com esse convívio.
Em sua fala de despedida como diretor, o professor Eduardo Teixeira observou que o setor mudou muito nos últimos anos, em especial a fazenda experimental do Canguiri, que ganhou novo sistema de trabalho em núcleos de estudos. E o vice-reitor Rogério Mulinari destacou o papel da UFPR no desenvolvimento rural, relatando que a instituição foi pioneira na aquisição de produtos de agricultura familiar para os restaurantes universitários.
Reitor fala durante o evento (foto Ana Assunção)

Encerrando o evento, o reitor Zaki Akel Sobrinho cumprimentou o professor Eduardo pelo excelente trabalho realizado e pontuou o desafio da reitoria de fazer a expansão de infraestrutura da universidade mantendo a excelência acadêmica. Ele revelou que há 42 vagas para professores a serem remanejadas em breve, para atender os departamentos mais sobrecarregados. Também está planejado concurso para suprir a defasagem de vagas de servidores técnico-administrativos.

Sugestões

Informativo UFPR (Destaques da semana de 07/08 a 11/08/2023) 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA    🧠🔭 Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...
Doutoranda que criou programas para incentivar a adoção de cães é homenageada na Câmara de Curitiba 
Na manhã desta terça-feira (8), Lu Baldan, médica veterinária e doutoranda em Ciências Veterinárias na...
UFPR lamenta falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda Santos
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda...