Nível de excelência em pesquisa coloca Direito da UFPR em destaque nacional

21 agosto, 2014
14:57
Por
0
Ensino e Educação

Comemoração dos 100 anos do curso de Direito da UFPR - Foto: Rodrigo Juste Duarte

Com nota 6 desde a primeira avaliação da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Programa de Pós-graduação em Direito da UFPR está entre os melhores da área no Brasil.

A produção científica de seus pesquisadores e o alto grau de internacionalização estão entre os fatores que contribuem para o nível de excelência do programa.

Entre 2008 e 2014, a UFPR já hospedou sete edições das Escolas de Altos Estudos da Capes no Direito. “Trata-se de um edital diferenciado da Capes, deferido diretamente pela sua presidência a cursos de comprovada excelência”, explica o o diretor do Setor de Ciências Jurídicas da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca.

“Só podem ser professores nesse curso estrangeiros de reconhecido impacto e prestígio internacional e que fique em nossa universidade por no mínimo um mês.”

Diferente do que ocorre em outras universidades, onde um campo ou outro se destaca, na UFPR as várias áreas de conhecimento das ciências jurídicas são reconhecidas pela qualidade internacional, como o Direito Civil, o Direito Processual Civil, o Direito Constitucional, a História do Direito, o Direito Processual Penal, o Direito Administrativo e a Filosofia do Direito, entre outras.

Na última avaliação trienal da área do Direito, ocorrida em outubro de 2013, o programa de pós-graduação da UFPR foi considerado pelos avaliadores da área o melhor do Brasil, chegando a ser indicado para a nota 7, o maior conceito segundo os critérios da Capes, até hoje não alcançado por nenhum programa de Direito do país.

Ao fim do processo de avaliação, o Conselho Técnico-Científico da Capes manteve a nota 6, embora tenha sufragado a qualidade do curso. A expectativa da universidade é de que na próxima avaliação, o Programa de Pós-graduação em Direito torne-se o primeiro programa da UFPR – e o primeiro programa da área do Direito no Brasil – a obter a nota 7.

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]