logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Museu Universitário lança hoje, sexta(7), livro com temática indígena

Divulgação "Jaguareté: O encontro"
Divulgação "Jaguareté: O encontro"

O Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal do Paraná (MAE-UFPR) lança hoje, sexta-feira  (7)  às 18 horas,o kit “Jaguareté: O Encontro”, um material lúdico-pedagógico voltado para o público juvenil, especialmente para alunos e professores do Ensino Médio. O evento, que acontece no Auditório do Departamento de Comunicação da UFPR (DECOM) será aberto ao público com a apresentação do concerto de música indígena “Anhangá – Espírito da Natureza” do Quarteto Líberi do Coro da UFPR.

O material, produzido no Museu sob o selo da Editora UFPR, busca contribuir para o cumprimento da Lei 11.645 que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena no Ensino Médio e Fundamental. De acordo com Fábio Marcolino, responsável pela idealização e produção cultural do projeto, este RPG — “Role Playing Game”, traduzido como “Jogo de Interpretação de Personagens” — é uma maneira de se ensinar sobre culturas indígenas brincando: “no RPG, você não tem vencedores nem perdedores, o objetivo é criar uma história em conjunto com outras pessoas.

Cada jogador interpreta um personagem regido por um jogador-juiz, o Mestre/Narrador”. No caso do jogo desenvolvido pelo MAE-UFPR, os jogadores têm condições de se imaginar como um Tupinambá, um Guaianá ou um conquistador Europeu daquela época, vivenciando seu cotidiano, seus conflitos e também as cosmologias e mitologias desses povos. “Ao interpretar no jogo um indígena, o jogador é levado a pensar como tal: ele passa a conhecer melhor o outro. Certamente, um exercício de alteridade e cidadania — ao colocar o aluno em contato com a riqueza das culturas ameríndias, você o leva a se aproximar do seu universo, quebrando preconceitos”, explica Marcolino.

Divulgação "Jaguareté: O encontro"
Divulgação "Jaguareté: O encontro"

O RPG “Jaguareté: O Encontro” é fruto de extensa pesquisa etno-histórica orientada pela chefe da Unidade de Etnologia do MAE-UFPR e professora do Departamento de Antropologia da UFPR (DEAN-UFPR) Dr.ª Laura Pérez Gil e pela historiadora do MAE-UFPR Dr.ª Bruna Marina Portela. Trata-se de um jogo de interpretação de papéis ambientado no período do primeiro contato entre os europeus e os povos nativos ocupantes do território que viria a ser chamado de Brasil. Mas, diferente de outros RPGs que já abordaram o assunto, o material produzido pelo Museu inova por enfocar a visão de mundo das etnias indígenas que aqui viviam. A pesquisa para a produção do livro, bem como seus textos, ilustrações e diagramação, foram realizados por alunos bolsistas do Museu dos cursos de graduação em Ciências Sociais, História, Artes Visuais e Design Gráfico, com participação também de voluntários e alunos de pós-graduação. O material, distribuído gratuitamente para escolas e bibliotecas públicas de Curitiba e litoral, foi testado e apresentado com boa recepção a professores do litoral paranaense, bem como pelo Programa de Educação Tutorial de Ciências Sociais da UFPR (PET-Sociais).

O kit completo é composto por um livro-base totalmente ilustrado (com a descrição do cenário e as regras), um livro voltado para professores com uma aventura pronta, um mapa mostrando os diversos povos que habitavam o Brasil Meridional, um “escudo do mestre” com regras resumidas e um dado de dez faces.

Serviço
Lançamento do RPG “Jaguareté: O Encontro” pelo MAE UFPR.
Quando: Dia 7 de novembro de 2014, às 18h.
Onde: Auditório do DECOM – Departamento de Comunicação da UFPR – Rua Bom Jesus, 650 – Juvevê. Curitiba-PR. – http://goo.gl/EUeSYI
Mais informações: (41) 3313-2042 ou (41) 3313-2045 http://www.proec.ufpr.br/links/mae.htm | www.facebook.com/MAEUFPR

Sugestões

Capitães da areia é a obra do mês de agosto do Clube do Livro
A segunda temporada do Clube do Livro, promovida pelo Sistema de Bibliotecas (SiBi) da Universidade...
Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para alunos da UFPR
O projeto de extensão “Ciência para Todos” está com inscrições abertas para o processo seletivo e trainee....
Projeto da UFPR oferece treinamento gratuito de futebol para meninas
Com o objetivo de trabalhar o desenvolvimento integral de meninas entre 10 e 14 anos através da prática...
Inscrições para cursos extensivos do Celin para novos alunos iniciam em 7 de agosto
As inscrições para os cursos extensivos ofertados pelo Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin)...