Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR recebe prêmio do Fundo Ibermuseus para o Patrimônio Museológico

09 janeiro, 2023
15:32
Por
0
Extensão e Cultura

O Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR é uma das cinco instituições premiadas pelo prêmio internacional do 5º Fundo Ibermuseus para o Patrimônio Museológico. O prêmio é organizado pelo programa Ibermuseus, uma iniciativa de cooperação e integração para o fomento e a articulação de políticas públicas na área de museus e da museologia. A premiação é promovida pelos 22 países da comunidade ibero-americana e é um importante instrumento de auxílio na conservação e preservação dos acervos museológicos e no fomento das ações realizadas pelos museus.

O projeto permitirá a melhoria na conservação das peças do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal do Paraná em sua reserva técnica instalada no Campus Juvevê da UFPR. Fotos: Douglas Fróis/MAE-UFPR.

O MAE-UFPR foi a única instituição brasileira contemplada com os recursos do fundo em 2022. O Museu concorreu com propostas oriundas da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, México, Peru, Uruguai e Venezuela, e foi vencedor da categoria “Intervenção Pontual”, que só ofereceu duas vagas.

Fundado em 1963, O MAE conta com um acervo de 80 mil peças de Cultura Popular, Etnologia Indígena e Arqueologia. Como seu acervo é constituído por materiais sensíveis ao tempo e de tamanha importância ao patrimônio cultural brasileiro, ele demanda climatização correta para a segurança de suas peças. Com o valor recebido pelo fundo, o MAE-UFPR deverá receber do Programa Ibermuseus um montante de €3.250 euros, recurso que será destinado à compra de um desumidificador que permitirá melhor cuidado de suas peças, acondicionadas em sua Reserva Técnica, localizada no Campus Juvevê em Curitiba.

Essa é a segunda vez que o MAE-UFPR é premiado pelo fundo Ibermuseus. Em 2017, foi contemplado pelo 8º Prêmio de Educação em Museus, o que permitiu o desenvolvimento do Projeto “Histórias de Faxinais” realizado em Pinhão, no interior do Paraná, composto de exposição, livros e uma websérie sobre os tradicionais povos faxinalenses, que você pode conferir na íntegra e gratuitamente no site http://www.mae.ufpr.br/historiasdefaxinais.

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]