logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR promove discussões sobre violências contra indígenas em Curitiba

Nos dias 16 a 18 de maio, o Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE-UFPR) promove no Prédio Histórico da Universidade Federal do Paraná na Praça Santos Andrade o evento “Dizer o Indizível nos Museus: violências contra indígenas”, integrante da programação nacional da XV Semana de Museus, fomentada pelo IBRAM/MINC (Instituto Brasileiro de Museus/Ministério da Cultura).

Na terça-feira (16), o evento começa às 9h com uma Mesa de Abertura que tem a participação dos palestrantes Carlos Frederico Marés (Professor de Pós-Graduação e Graduação em Direito pela PUC, Vice-Presidente da Comissão da Verdade da OAB/PR, Ex Presidente da FUNAI, e ex-Procurador do Estado do Paraná), Manuel Caleiro (pesquisador da PUC-PR) e do mestrando Rafael Pacheco (pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFPR).

Na quarta-feira (17), das 14h às 18h, acontece a mesa redonda – “Lutas Indígenas”, com indígenas que relatarão suas experiências: Claudemir da Silva e Dival da Silva (representantes da etnia Xetá), Ilda Wankyly Kuitá (representante da etnia Kaingang) e Rivelino Gabriel de Castro (representante da etnia Guarani). No último dia, quinta-feira (19), às 14h o evento se encerra com a sessão CineMAE especial, na qual haverá a apresentação do documentário “Um depoimento Terena – As lutas de vida e morte no Mato Grosso do Sul – Depoimento do cacique Lindomar Terena”, com 25 minutos de duração e logo em seguida, com a palestra de Marcelo Zelic (Colaborador da Comissão da Verdade/Grupo Tortura Nunca Mais de SP e da Comissão Justiça e Paz), prevista para terminar às 18h.

Todas as atividades acontecem na Sala 200 do Setor de Ciências Jurídicas no prédio Histórico da UFPR na Praça Santos Andrade. A entrada do evento é gratuita e aberta não somente a alunos e professores mas a todos os interessados.

Violências Contra Indígenas: XV Semana de Museus – Dizer o Indizível

Data: 16 a 18 de Maio

Local: Prédio Histórico da UFPR – Sala 200 (Direito)

Endereço: Praça Santos Andrade – Curitiba /Paraná

Confira a programação e confirme sua participação na página do evento no Facebook.

 

Sugestões

Post Evento janeiro
Post de Evento
Vai ser publicado um Edital sobre ……
Sextas na pós debate mundo digital, fake news e práticas curriculares
O projeto “Sextas na pós: conversas com professores(as)”, promovido pelos Programas de Pós-Graduação...
Jornada marca dez anos de políticas públicas de educação ambiental no Paraná
O Centro de Educação Ambiental e Preservação do Patrimônio (CEAPP), parceria entre a Universidade Federal...