A diversidade do cinema ibero-americano é o tema da terceira edição da Mostra do Cinema Ibero-Americano do Setor de Educação Profissional e Tecnológica (SEPT) da UFPR. O curso online, promovido pelo projeto “Audiovisuais: culturas, interculturas e outras artes”, terá início no dia 8 de novembro e segue até o dia 13 de dezembro.
Nessa edição, serão apresentados e discutidos cinco filmes, sendo dois brasileiros e três latino-americanos. Os filmes brasileiros são premiados em festivais internacionais – o clássico “O pagador de promessas” (Palma de Ouro no festival de Cannes, 1962), que aborda a religiosidade brasileira e as religiões afrobrasileiras, e “Aquarius” (Melhor filme nos festivais de Sydney, Amsterdam, Cartagena de las Índias, entre outros).
Os filmes latino-americanos estão representados pelo documentário “Érase una vez en Venezuela”, que narra o impacto ecológico sofrido pela comunidade de Congo Mirador, que vive em palafitas no lago Maracaibo; o drama histórico “La redota Gervasio Artigas”, sobre a vida do importante personagem das lutas de libertação da Argentina e Uruguai no século XIX; e o filme peruano “Contracorriente”, de temática LGBTQIA+ com elementos de realismo fantástico.
Os filmes da mostra estão disponíveis gratuitamente online e os debates acontecem toda segunda-feira às 19h. As inscrições são gratuitas e estão disponíveis neste link.
Mais informações pelo e-mail culturas.interculturas@gmail.com
Confira abaixo a programação completa.
Mostra do Cinema Ibero-Americano: diálogos e reflexões
08/11 – Contracorriente (Peru, 2009)
22/11 – Érase una vez en Venezuela (Venezuela, 2020)
29/11 – La redota Gervasio Artigas (Uruguai, 2011)
06/ 12 – O pagador de promessas (Brasil, 1962).
13/12 – Aquarius (Brasil, 2016)