logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Mostra apresenta produção de alunos do Departamento de Artes; abertura dia 02 de setembro

Após dois anos de intervalo, devido à pandemia, a Mostra_DeArtes retorna para apresentar a produção artística dos alunos dos cursos do Departamento de Artes da Universidade Federal do Paraná. A abertura será no dia 02 de setembro, às 19h, na Galeria do Departamento de Artes (DeArtes). Serão 32 artistas e um coletivo de 17 pessoas, de todos os anos dos cursos de Artes Visuais e Produção Cultural, expondo 38 trabalhos.

Em sua décima terceira edição, a mostra tem o intuito de entrelaçar as disciplinas curriculares, dando visibilidade para as comunidades interna e externa da UFPR, da produção desenvolvida pelos alunos durante o semestre. Além de espaço expositivo, a atividade também permite aos alunos a atuação na curadoria e mediação da mostra. Toda a produção das Mostras_DeArtes é realizada pelos alunos, a partir de uma chamada aberta para participação nas modalidades de artista, curadoria ou mediação.

A primeira exposição ocorreu em 2008, sob coordenação das professoras Consuelo Schlichta e Stephanie Dahn Batista, que pretendiam abrir um espaço de formação artístico-educativa aos estudantes, possibilitando “experienciar situações imprevisíveis, aprender com acertos e desacertos e refletir acerca da escolha profissional”. Na época, a mostra “promoveu o encontro entre as diferentes linguagens artísticas, norteando questões como espaço, lugar, interferências, tempo, corpo, identidade, memória e outras discussões no âmbito da arte contemporânea”. Desde então, a atividade é um laboratório de experimentação e reflexão.

Atualmente, a mostra se constitui como um marco importante na formação de estudantes do curso de Artes da UFPR. Segundo a comissão organizadora, se na última Mostra_DeArtes, realizada de dezembro de 2019 a março de 2020, o que se identificava era uma intensa relação da obra de arte como objeto corpóreo, ou seja, os significados corporificados nas obras, a edição deste ano apresenta uma outra visão. Na 13ª Mostra_DeArtes/2022, percebem-se “expressões de um mundo pós pandemia, no qual inquietações, incertezas, angústias e reflexões se revelam, cada um a sua maneira, em trabalhos que não podem ser categorizados em uma perspectiva única”.

A edição atual, que ficará em cartaz até o dia 28 de outubro, representa “uma pluralidade discursiva que ao encontrar e ocupar o espaço na criação artística, pôde, a sua maneira e a partir dos/das artistas manifestar, revelar e por que não dizer traduzir, em forma de arte, as incertezas e angústias do tempo presente, no qual projetos e expectativas parecem escorregar”. Para os organizadores, nesse “contexto de incertezas, o grupo de estudantes, nas ações de criação, mediação, curadoria e produção, vem procurando reencontrar os caminhos do trabalho coletivo, da presença e do encontro que possibilitem trazer a tona mais uma edição desta importante mostra”.

Serviço:
13ª Mostra_DeArtes
Abertura: 02 de setembro de 2022 (sexta-feira), às 19h
Local: Galeria do Departamento de Artes (DeArtes), Rua Coronel Dulcídio, 638
Visitação: 02 de setembro a 28 de outubro de 2022, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h

Entrada gratuita

Sugestões

Capitães da areia é a obra do mês de agosto do Clube do Livro
A segunda temporada do Clube do Livro, promovida pelo Sistema de Bibliotecas (SiBi) da Universidade...
Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para alunos da UFPR
O projeto de extensão “Ciência para Todos” está com inscrições abertas para o processo seletivo e trainee....
Projeto da UFPR oferece treinamento gratuito de futebol para meninas
Com o objetivo de trabalhar o desenvolvimento integral de meninas entre 10 e 14 anos através da prática...
Inscrições para cursos extensivos do Celin para novos alunos iniciam em 7 de agosto
As inscrições para os cursos extensivos ofertados pelo Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin)...