Faleceu na manhã desta quinta-feira (28), aos 80 anos, o advogado e professor aposentado da Universidade Federal do Paraná Aloísio Surgik. A principal área de atuação de Surgik era o Direito Romano, assunto sobre o qual lecionava na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), no Centro Universitário Curitiba, na Universidade Tuiuiti do Paraná, na Faculdade Internacional de Curitiba e na Universidade do Contestado, em Santa Catarina. Na UFPR, ele foi professor por mais de 20 anos.
Além de advogado, Surgik também era graduado em Filosofia e Letras e doutor pela Universidade de São Paulo. Foi autor de inúmeras teses e livros. Seu livro mais recente, “Viajando pela História – Do Direito Romano ao Direito Contemporâneo”, foi lançado em 2010 e é um compilado de suas principais teses apresentadas em congressos nacionais e internacionais.
A essência da obra é a relação entre o pensamento jurídico contemporâneo e as suas origens no Direito Romano. O livro aborda sob esse prisma questões como a luta pela propriedade da terra, a cobrança de pedágio, as presunções como meios de prova, a responsabilidade civil do Estado, entre outros temas.
Outras publicações do autor são: “Compêndio de Direito Processual Canônico”, “Lineamentos ao Processo Civil Romano” e “Gens Gothorum – As raízes bárbaras do legalismo dogmático”. Surgik participou de vários congressos e encontros de Direito Romano no Brasil e no exterior.
Recentemente, Aloísio Surgik sofreu um acidente vascular cerebral e faleceu devido a complicações do episódio. O velório acontece no Cemitério Luterano, das 19h às 14h desta quinta-feira, e na sexta-feira das 7h às 11h. O enterro será às 11h no mesmo local. O Cemitério Luterano fica na Travessa Lutero, nº 123, no Alto da Glória.