

O reitor da Universidade Federal do Paraná Zaki Akel Sobrinho e os professores, José Manoel Gandara, do Turismo, Eduardo Teixeira da Silva, da Agrárias, e Cassio Rolim, da Economia visitam várias universidades européias para a renovação de acordos, visitas e palestras.
Em Portugal, na Universidade do Porto, a missão renovou acordo de cooperação para mobilidade de professores, estudantes e técnicos. Com o reitor da instituição portuguesa José Carlos Diogo Marques dos Santos, Zaki Akel conversou também sobre ações conjuntas nas áreas de Engenharia, Esportes, Direito, Ciências do Mar e Nutrição. As universidades são parceiras há 20 anos. Na Universidade de Aveiro, durante encontro com o reitor Manuel Antonio Assunção, foram discutidas ações em diversas áreas de pesquisa, como por exemplo, Engenharia de Telecomunicações e de Materiais, além de Medicina e Ciências do Mar. Os professores também visitaram os laboratórios da universidade.
Na Espanha, a missão esteve na Universidade de Vigo, no campus Ourense. O reitor da UFPR fez palestra, na sexta-feira (17), para a comunidade acadêmica sobre a importânica da parceria entre as instituições de ensino. Zaki Akel também foi recebido pela vice-reitora do campus de Ourense, María Lameiras e diversos pesquisadores. Segundo Lameiras, a visita é uma oportunidade de estreitar relações com a universidade paranaense. Para o reitor, “a mobilidade de estudantes entre Vigo e o Paraná foi um passo importante, mas outras ações podem resultar em novos acordos”.
Os professores também visitarão a Universidade de Corvinus de Budapeste, na Hungria, e a Faculdade de Horticultura. Na sexta-feira (24), será assinado convênio de mobilidade. O reitor ainda fará uma apresentação sobre a UFPR.