Ministro de Cuba conhece laboratórios da UFPR e deve firmar parcerias

02 dezembro, 2013
19:50
Por Gustavo Santos
0
Ciência e Tecnologia

Reitor Zaki Akel Sobrinho e o ministro Fidel Castro Diaz Balart, na Reitoria. Foto: Marcos Solivan

O ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação de Cuba, Fidel Castro Diaz Balart, filho do ex-presidente Fidel Castro, visitou diversos laboratórios da UFPR e deve definir em breve o interesse por parcerias. O visitante veio ao Brasil para o Congresso de Ciências no Rio de Janeiro e manifestou interesse em conhecer a UFPR. Antes de voltar para Cuba, o ministro o vai conhecer centros de pesquisa de Belo Horizonte.

No campus do Centro Politécnico, o visitante foi aos laboratórios de Microscopia Eletrônica, de Física e de Química e disse que o governo cubano tem grande interesse em firmar acordos para desenvolver novas pesquisas. A área de saúde é prioridade, segundo Fidelito, como é chamado em Cuba. Ele é doutor em Energia Nuclear. Fidel Castro Diaz Balart, disse que é preciso investir em novos medicamentos, na detecção de tumores e em ciências dos materiais. Ele demonstrou uma preocupação grande com o futuro. Uma das possibilidades é o governo cubano fornecer mão de 0bra especializada e as universidades brasileiras, a estrutura dos laboratórios.

Ministro de Cuba no Laboratório de Microscopia Eletrônica. Foto: Marcos Solivan

A visita do ministro de Cuba foi viabilizada pelo Ministério das Relações Exteriores. Depois de conhecer parte dos laboratórios no campus do Centro Politécnico, o visitante se encontrou com o reitor Zaki Akel Sobrinho no Gabinete da Reitoria e disse que ficou impressionado com o tamanho do campus Politécnico. Também contou que Cuba está construindo um novo centro de pesquisas e pretende reunir pesquisadores de todo Mundo, negociando direto com universidades. Afirmou que tem interesse em desenvolver pesquisas nas áreas de ciências da vida, meio ambiente e energia renovável.

O reitor também falou sobre diversos projetos da UFPR, dentre os quais o condomínio de laboratórios que começa a ser construído e deve ficar pronto em 2015. O visitante convidou o reitor e pró-reitores para participar em fevereiro de 2014, em Havana, da “Universidad”, evento que vai reunir dirigentes universitários de diversos países.

Reitor entrega uma lembrança ao ministro de Cuba. Foto: Marcos Solivan

Como presentes, Fidel Castro Diaz Balart trouxe um charuto cubano e um livro sobre ciências e o desafio da inovação, do qual é autor e editor. O visitante também levou uma lembrança da UFPR, um azulejo assinado por Poty Lazarotto.

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]