logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Miguel Arroyo abre 26ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão

Arroyo abordou o tema “Outros educandos, outros professores, outros currículos em formação” - Foto: Rodrigo Juste Duarte

Uma conferência do professor-doutor Miguel González Arroyo, da Faculdade de Educação da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), um dos mais renomados especialistas na área do País, abriu ontem à noite a 26ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão e a 9ª Semana de Pedagogia 2014, no Teatro da Reitoria da UFPR(Universidade Federal do Paraná). Arroyo abordou o tema “Outros educandos, outros professores, outros currículos em formação”, objeto de um dos seus livros mais importantes – “Currículo, território em disputa”.

Para o professor, as mudanças nos perfis dos alunos ocorridas nas últimas décadas exigem modificações também nos currículos dos estabelecimentos de ensino. “Nas últimas décadas, chegaram (aos estabelecimentos de ensino) alunos que nunca haviam chegado antes – os filhos dos pobres. Se os alunos são outros, a formação dos professores não deveria ser diferente?”, questionou.

Arroyo chamou a atenção para o fato de os professores também terem mudado seu perfil. Entre outros motivos, pelo predomínio das mulheres no magistério. “No momento em que muitas mulheres chegam ao mercado de trabalho como professoras, as instituições precisam se ajustar a esta realidade”, diz o professor, que se graduou em Ciências Sociais pela UFMG e é doutor em Educação pela Stanford University, da Califórnia (EUA).

Papel relevante

O reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, abriu os dois encontros. Ele disse que o Setor de Educação da UFPR sempre teve força não apenas pela discussão que promove sobre as licenciaturas, mas sobretudo pelo papel relevante que exerce na sociedade. “O setor avança e faz uma administração plural, de convívio e de debate, em benefício da sociedade paranaense”, afirmou.

Zaki elogiou o fato de a 26ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão e a 9ª Semana de Pedagogia 2014 propiciarem não apenas o debate sobre temas relevantes para a comunidade acadêmica, mas para toda a sociedade, envolvendo estudantes e professores de todos os níveis de ensino, bem como técnicos das Secretarias Municipal e Estadual de Educação. O reitor também destacou o papel do setor na elaboração do PNE (Plano Nacional de Educação), aprovado recentemente pela Comissão Especial da Câmara dos Deputados, que promoveu dez seminários sobre o tema.

A diretora do Setor de Educação da UFPR, Andrea do Rocio Caldas, destacou o fato de a Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão ser um evento tradicional na UFPR e de ter sabor especial em 2014 porque marca os 75 anos do curso de Pedagogia. “A semana também é importante porque possibilita a apresentação de trabalhos de professores da graduação e da pós-graduação tanto na pesquisa quanto na extensão”, disse.

Além de Andrea e de Zaki Akel Sobrinho, participaram da mesa de abertura dos dois encontros a presidenta da comissão organizadora, professora-doutora Sonia Fátima Schwendler, e a vice-diretora do Setor de Educação da UFPR, Nuria Camas. A 26ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão e a 9ª Semana de Pedagogia 2014 da UFPR prosseguem até sábado (dia 24). Nesta terça-feira (dia 20), acontecem duas mesas-redondas sobre os temas “75 anos do Curso de Pedagogia do Setor de Educação” e “Diálogos com os movimentos sociais”, quatro oficinas e um colóquio sobre “Relações entre saúde e educação: governabilidade, disciplina e formação de professores”.

Sugestões

Post de Evento
Vai ser publicado um Edital sobre ……
Pré-Vestibular Comunitário da UFPR está com vagas remanescentes abertas
O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná...
Provar 2024: UFPR tem 804 vagas abertas em cursos de graduação, inscrições até 11/08
Esta é a última semana para inscrição de interessados em uma das 804 vagas em cursos de graduação oferecidas...
Mestrado acadêmico em Enfermagem recebe inscrições
O Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná oferece 24 vagas para o curso...