ufpr_bcopng

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Mídias educativas são temas de conferência internacional na UFPR

“Os recursos utilizados em sala de aula são considerados como mídia educacional”, explicou a professora Tânia Braga Garcia do Setor de Educação, coordenadora da “Conferência Regional IARTEM Brasil 2012”. O evento, que iniciou nesta quarta-feira (29), está sendo realizado no campus da Reitoria até o dia 31 de agosto. A promoção é da International Association for Research on Textbboks and Educational Media (Iartem) em parceria com o Núcleo de Pesquisa em Publicações Didáticas da UFPR (NPPD).

Segundo a professora Tânia, são consideradas como mídias educativas atualmente utilizadas para o ensino os manuais didáticos, livros, jogos educativos, a internet, o sistema de Educação a Distância e outras. Na opinião da coordenadora, essas ferramentas não podem ser pensadas somente do ponto de vista da tecnologia, mas sim num contexto político e social. Especialmente no caso do Brasil, trazer aos alunos a realidade dos problemas sociais do país através desses instrumentos é uma das pautas do encontro. Outra meta diz respeito ao fortalecimento dos vínculos acadêmicos entre pesquisadores de várias instituições e os grupos de pesquisa, em especial os ligados ao Iartem. “O tema da conferência também agrega diferentes trabalhos a uma das linhas de pesquisa do Setor de Educação: Cultura, Escola e Ensino”, acrescentou a professora Tânia.

Pesquisadores ─ Na oportunidade, estarão presentes pesquisadores de renome nacional e internacional como a doutora Susanne V. Knudsen da Vestfold University College, Noruega; o doutor Giovani José da Silva da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; o doutor M. Ayaz Naseem da Concordia University, Montreal, Canadá e a doutora Adriana Fernández Reiris da Universidad Nacional de la Patagonia Austral / Instituto Provincial de Educación Superior de Santa Cruz, Argentina.

No programa, assuntos de interesse do segmento como “Desafios para a superação das desigualdades sociais: o papel dos manuais didáticos e das mídias educativas”; “Nem Taba, Nem Oca: a problemática da inserção da temática indígena em materiais de ensino e aprendizagem”; “Los manuales escolares entre la memorabilia, las reliquias y los ebooks. Un somero retrato de las principales funciones que han cumplido hasta hoy e interrogantes sobre su futuro” e outros. Mais informações sobre o conteúdo do evento estão disponíveis pelo site www.nppd.ufpr.br.

Abertura da "Conferência Regional do IARTEM Brasil 2012"
Abertura da "Conferência Regional do IARTEM Brasil 2012"

Sugestões

Pré-Vestibular Comunitário da UFPR está com vagas remanescentes abertas
O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná...
Provar 2024: UFPR tem 804 vagas abertas em cursos de graduação, inscrições até 11/08
Esta é a última semana para inscrição de interessados em uma das 804 vagas em cursos de graduação oferecidas...
Mestrado acadêmico em Enfermagem recebe inscrições
O Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná oferece 24 vagas para o curso...
Rede Andifes oferta cursos gratuitos de idiomas para comunidade da UFPR
A Rede Andifes Idiomas Sem Fronteiras (IsF) promove uma oferta coletiva de cursos gratuitos de idiomas...