

Fernanda Hellen Ribeiro Piske, mestre em Educação pela UFPR, é uma das coordenadoras da obra “Criatividade na Escola”, que será lançado esta semana. O livro é resultado das pesquisas de Fernanda com a professora Tânia Stoltz do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR. Os estudos são referentes à área da Criatividade e Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD).
No conteúdo do livro, estudos e pesquisas nacionais e internacionais envolvendo a teoria e a prática de autores do Brasil, Portugal e Espanha para fundamentar o desenvolvimento do potencial de todas as crianças, incluindo as que possuem altas habilidades/superdotação (AH/SD), a partir de um ensino criativo na escola. Contém ainda um conjunto de propostas para promover a criatividade no contexto de escolas, universidades e outras instituições. A obra busca também inspirar os leitores a usarem seu potencial criador para uma vida melhor, e repleta de inovações nas escolas a partir do desenvolvimento da criatividade. “É justamente a partir de um ensino fora do padrão, que possibilite a liberdade de expressão que é possível perceber o verdadeiro sentido do processo da aprendizagem”, considera Fernanda.
Criatividade ─ Segundo a professora, a melhor maneira de estimular a criatividade, no caso de alunos superdotados e com Altas Habilidades é contar com docentes preparados para atender esse público. Fazem parte deste processo, além dos profissionais de Educação, psicólogos especializados na área e familiares. “É necessário haver recursos materiais e pessoais para o atendimento desta demanda”, explicou Fernanda.