logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Mestrado Profissional em Saúde da Família tem início na UFPR

A primeira turma do mestrado profissional em Saúde da Família (ProfSaúde) da UFPR iniciou suas atividades nesta quinta-feira (4), com uma solenidade realizada no auditório da Unidade-Escola do Setor de Ciências da Saúde.

O curso é oferecido em rede por 19 instituições brasileiras de ensino superior, que também tiveram seu primeiro dia de atividades em 4 de maio. O programa foi criado a partir de uma proposta da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) por demanda do Ministério da Saúde e Ministério da Educação. O objetivo do ProfSaúde é atender a necessidade de formação de profissionais de saúde que atuem na atenção básica e saúde da família. No país todo, são oferecidas 200 vagas para o curso, que é semipresencial.

Turma do mestrado profissional em Saúde da Família. Foto: Marcos Solivan/ Sucom

Os novos mestrandos assistiram a um vídeo com as boas-vindas da coordenadora acadêmica nacional, Cristina Guilam, da Fiocruz; do pró-reitor do curso, Luiz Augusto Facchini, da Abrasco; do presidente da Abrasco, Gastão Wagner de Souza Campos; e da presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima.

Estiveram presentes na mesa de abertura o chefe do Departamento de Saúde Comunitária, Edevar Daniel; o vice-diretor do Setor de Ciências da Saúde da UFPR, Edison Luiz Almeida Tizzot; e o coordenador do Programa na UFPR, Deivisson Vianna Dantas dos Santos.

Foto: Marcos Solivan/ Sucom

Essa é a primeira experiência de formação de larga escala na área no Brasil, e com ela se espera melhorar a resposta dos serviços às necessidades de saúde da população. A iniciativa está em sintonia com os objetivos do Programa Mais Médicos, do governo federal.

Sugestões

Post de Evento
Vai ser publicado um Edital sobre ……
Pré-Vestibular Comunitário da UFPR está com vagas remanescentes abertas
O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná...
Provar 2024: UFPR tem 804 vagas abertas em cursos de graduação, inscrições até 11/08
Esta é a última semana para inscrição de interessados em uma das 804 vagas em cursos de graduação oferecidas...
Mestrado acadêmico em Enfermagem recebe inscrições
O Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná oferece 24 vagas para o curso...