ufpr_bcopng

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Mestrado em Segurança Alimentar busca melhoria nas políticas públicas

O Programa de Pós-Graduação em Nutrição realiza nesta terça-feira (06), às 14h, a aula inaugural da terceira turma do Mestrado em Segurança Alimentar e Nutricional da UFPR. As atividades começam com uma palestra sobre os principais desafios e a pesquisa sobre segurança alimentar e nutricional no Brasil de hoje. A conferência será realizada pela professora Silvia do Amaral do Rigon do curso de graduação em Nutrição, às 14h30, no Auditório Azul do campus Jardim Botânico da UFPR, Av. Prefeito Lothário Meissner, 632. Depois da palestra será realizado um debate com os novos mestrandos.

Para a professora Silvia, um dos desafios atuais é melhorar as políticas públicas que tratam da segurança alimentar. Entende também que é necessário estabelecer mecanismos que regulem a indústria de alimentos, com uma política mais clara sobre a publicidade dos alimentos. Segundo a pesquisadora, a estratégia de marketing nesta área é muito agressiva. Durante a aula inaugural Silvia tratará ainda do crescimento do agronegócio baseado num modelo que privilegia a exportação; do aumento de consumo de agrotóxicos após a entrada dos transgênicos e ainda analisar a questão agrária, que considera de pouco avanço.

Nos últimos 20 anos o País avançou na questão alimentar. Segundo a professora há vários indicadores mostrando que a pobreza diminuiu e que os índices de mortalidade vêm caindo, mas ainda há muito que avançar. Mais recentemente as políticas do Governo Federal, como o bolsa família, deram um empurrão nessa questão. Silvia entende que a desigualdade social continua grande e isso reflete diretamente na alimentação. “O alimento ainda é visto como mercadoria e mudar esse conceito é um grande desafio”, destacou a conferencista.

Sugestões

Progepe lança atividade de saúde e longevidade para aposentados
Aposentadoria nunca foi sinônimo de inatividade. Pensando na qualidade de vida dos servidores aposentados,...
Ciência UFPR: Molécula-ímã tem potencial para revelar a bioquímica por trás de doenças
Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar...
“A SBPC é a marca de que o Brasil acredita e produz ciência da mais alta qualidade”, diz ministra do MCTI
Entre 23 e 29 de julho, aconteceu na Universidade Federal do Paraná (UFPR) a 75ª Reunião Anual da Sociedade...
Série sobre a ciência produzida nas Universidades brasileiras estreia na TV Brasil
A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições...