Mesa Redonda “Gênero na Academia: Desafios e Perspectiva”

01 junho, 2017
09:58
Por
0
Evento

O Departamento de Comunicação Social da UFPR promove, nesta sexta-feira (02/06), a mesa redonda “Gênero na Academia: Desafios e Perspectiva” para discutir a problemática do gênero e diversidade dentro do ambiente acadêmico.

O evento terá como participantes  Alice Lima, pesquisadora de gênero, o professor Leandro Franklin Gorsdorf, Pró Reitor de Extensão e Cultural, a professora Maria Rita de Assis César, Pró-Reitora de Assuntos Estudantis.

Não há necessidade de fazer inscrição, no entanto, haverá uma lista para os participantes que queiram receber certificado de participação.

Acompanhe atualizações sobre o evento aqui.

Serviço

Data: 02 de junho de 2017, às 8h30.

Local: Auditório do Departamento de Comunicação Social da UFPR, na Rua Bom Jesus, 650, Bairro Juvevê.

Currículo dos participantes

Alice Lima: Jornalista graduada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e mestra em Comunicação pela  Universidade Federal do Paraná. Desenvolve pesquisas na área de comunicação política, com foco em gênero e campanhas eleitorais.

Leandro Franklin Gorsdorf: Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná , mestrado e doutorado em Direito pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Paraná na área de prática jurídica em Direitos Humanos e Pró-Reitor de Extensão e Cultura da UFPR. Foi coordenador da Coordenação de Políticas Sociais da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura durante os anos de 2013 a 2016. Membro do Instituto Brasileiro de Direitos Urbanístico e conselheiro da entidade de direitos humanos – Terra de Direitos. Membro da Comissão de Diversidade Sexual da OAB/PR. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito, atuando principalmente nos seguintes temas: direitos humanos,gênero, diversidade sexual e direito, direito urbanístico e direito e arte.

Maria Rita de Assis César: Graduada em Ciências Biológicas, mestra em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas com estágio de pesquisa (Doutorado Sanduíche) na Universidade de Barcelona/Espanha. Pós-doutorado (Bolsa CAPES – Educação) em Filosofia Contemporânea (Michel Foucault) na Universidade de Paris XII sob a supervisão do Prof. Dr. Frédéric Gros. Bolsista Produtividade de Pesquisa CNPq/PQ2. Atualmente é Pró-Reitora de Assuntos Estudantis – PRAE/UFPR (2017 – 2020). Docente do Departamento de Teoria e Prática de Ensino – DTPEN/Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná – UFPR e professora do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) – PPGE/UFPR. Coordenadora do LABIN – Laboratório de Investigação em corpo, gênero e subjetividade na Educação (CNPq/UFPR). Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFPR(2016 – 2017). Pesquisadora do Núcleo de Estudos de Gênero (CNPq/UFPR). Coordenadora do GT 23 Gênero, sexualidade e educação da ANPED (2015-2017). Foi Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR (2015 – 2016).Vice Coordenadora do GT23 (2011 – 2015). Membro da Comissão Científica da ANPED (2009, 2010, 2011 e 2015). Editora de Educar em Revista (A1 – ISSN 0104-4060) de 2006 a 2009. Membro do Conselho Editorial da Educar em Revista e da Editora da UFPR.Possui experiência na área de Educação (Ensino) com ênfase nos estudos sobre corpo, gênero, sexualidade e subjetividade; atuando principalmente nos seguintes temas: poder, biopolítica, governamentalidade e estética da existência; pós-estruturalismo; teorias de gênero; feminismo e teoria queer.

 

 

 

 

 

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]