logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Memorial de Curitiba recebe exposição comemorativa de companhia de teatro da UFPR

Entre os dias 3 e 31 de maio, o Memorial de Curitiba, no Largo da Ordem, expõe a mostra comemorativa dos 20 anos da Companhia de Teatro Palavração da Universidade Federal do Paraná. A exposição aborda toda a trajetória do grupo desde sua fundação em 1995. A entrada é franca.

Veja fotos da exposição:

Histórias de travessias

13055425_1247214768668136_19624105840669448_n
  20 anos da Companhia Palavração – Peça: A Boa Alma

Sintetizar a história de 20 anos de trabalhos, fundamentados em pesquisas e desenvolvimento de um método não se torna uma tarefa simples quando falamos de uma companhia da Universidade Federal do Paraná. São sensações e sentimentos que não podem ser traduzidos em palavras, mas talvez sentidos ao longo da travessia pelos 30 painéis que compõe a “Mostra 20 Anos” que é o pontapé para uma série de exposições e publicações comemorativas que virão a compor o acervo de História e Memória da Cia de Teatro PalavrAção da UFPR.

A Companhia foi fundada em 1995 pelo professor e diretor Dr. Hugo Mengarelli que estreou sua primeira montagem em 1996, numa criação para palco, sem um texto escrito, mas na construção improvisada pelos atores. Foi o trabalho da Companhia que inspirou seu diretor a criar o TEUNI – Teatro Experimental da UFPR, em 1998.

3962 - Peça curta a partir de texto de Manoel Carlos Karam. Direção de Gessé Malmann, com Marcio Bosi, Joao Winch, Guilherme Mendes Muniz e Antonio Orellana.
                             20 anos da Companhia Palavração – Peça: 3962

O ideal que orienta o caminho da Companhia sempre esteve ligado ao trabalho do ator. Experimentando e desenvolvendo criações artísticas ao longo de sua história, a Cia Palavração desenvolveu seu próprio método de trabalho: razão orgânica. Desse modo, a linguagem da Companhia e seu desenvolvimento criativo e de encaminhamento de pesquisa dentro das Artes Cênicas é fundamentado nas bases delineadas por Mengarelli que trabalha o ator como base de sustentação da cena, mas sobretudo, estuda a energia pulsional (inconsciente, libido) e a relação do ator com seu espaço (dentro/fora fora/dentro), potencializando o Dom (disponibilidade e fé), o Andaritmo, a sustentação de energia, a limpeza e precisão do Movimento, os anteparos e ressonadores e, principalmente, a Ética no trabalho do ator que leva a uma estética refinada, onde a escuta e a clareza da comunicação são presentificadas na sublimação do que Mengarelli chama de “M’eu corpo”, o corpo de trabalho do ator, esse que trabalhado pela razão orgânica, torna-se seu instrumento e partitura.

A exposição “MOSTRA 20 ANOS” no Memorial de Curitiba no largo da Ordem de 03 a 31 de maio, mescla um pouco de toda essa travessia em imagens, palavras e ações.

 

Serviço

Mostra 20 anos da Cia de Teatro PalavrȺção da UFPRfolder1

Local: Memorial de Curitiba – Largo da Ordem (R. Dr. Claudino dos Santos, 79 – São Francisco)

Data: 3 a 31 de maio

Funcionamento: De terça a sexta aberto das 9h às 12h e 13h às 18h e sábados, domingos e feriados das 9h às 15h
Entrada Franca

Sugestões

Capitães da areia é a obra do mês de agosto do Clube do Livro
A segunda temporada do Clube do Livro, promovida pelo Sistema de Bibliotecas (SiBi) da Universidade...
Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para alunos da UFPR
O projeto de extensão “Ciência para Todos” está com inscrições abertas para o processo seletivo e trainee....
Projeto da UFPR oferece treinamento gratuito de futebol para meninas
Com o objetivo de trabalhar o desenvolvimento integral de meninas entre 10 e 14 anos através da prática...
Inscrições para cursos extensivos do Celin para novos alunos iniciam em 7 de agosto
As inscrições para os cursos extensivos ofertados pelo Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin)...