logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Medicina Veterinária promove palestra sobre piolho que transmite doenças – 13 de setembro

Além dos conhecidos obstáculos relacionados à situação de vulnerabilidade social, a população em situação de rua também está mais sujeita às doenças causadas pelo muquirana, um tipo de piolho que atinge humanos e animais.

O assunto será tratado na palestra do médico colombiano Álvaro Adolfo Faccini-Martinez, graduado pela Universidade Militar Nueva Granada, que estará em Curitiba na próxima quarta-feira (13) a convite do Programa de Pós-Graduação em Ciência Veterinárias (PGCV) da UFPR. Faccini-Martinez tem trabalhos sobre o tema realizados em Bogotá.

Ao contrário do piolho, que infesta cabelos, e do chato, que parasita a região pubiana, o muquirana se instala em todo o corpo humano. Apesar de serem relatadas há séculos nas Américas, as doenças causadas pelo muquirana são consideradas de difícil diagnóstico, podendo ser confundidas com leptospirose, dengue e outras parasitoses, por causarem febre alta.
A palestra é promovida por meio da parceria entre o grupo de pesquisa do professor Alexander Welker Biondo (UFPR), a Fundação de Ação Social (FAS) e o Consultório na Rua da Secretaria da Saúde, ambos do município de Curitiba, e o Centro POP, de São José dos Pinhais.
A intenção da parceria é investigar os aspectos sanitários e a relação de vínculo entre pessoas em situação de vulnerabilidade social e seus animais de companhia.

Serviço

Palestra “Doenças transmitidas por piolhos”

Quando: 13/9, às 16h

Onde: Sala da Memória (Prédio Histórico, na Praça Santos Andrade)

Aberto ao público

Mais informações: pelo zoonoses@ufpr.br ou diretamente com a pós-graduanda Mara Lucia Gravinatti (maralgravinatti@gmail.com)

Sugestões

Post Evento janeiro
Post de Evento
Vai ser publicado um Edital sobre ……
Sextas na pós debate mundo digital, fake news e práticas curriculares
O projeto “Sextas na pós: conversas com professores(as)”, promovido pelos Programas de Pós-Graduação...
Jornada marca dez anos de políticas públicas de educação ambiental no Paraná
O Centro de Educação Ambiental e Preservação do Patrimônio (CEAPP), parceria entre a Universidade Federal...