logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Medicina Veterinária da UFPR realiza pesquisa amostral de cães e gatos em São Mateus do Sul

Cerca de 50 profissionais incluindo professores, residentes e alunos realizaram neste sábado (29), em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de São Mateus do Sul, uma pesquisa amostral de cães e gatos no município. Além da quantidade de animais de companhia, o questionário abordou outras questões como bem-estar animal, abandono e destinação de animais e suas carcaças quando morrem. A pesquisa é coordenada pelo professor Alexander Welker Biondo, do Departamento de Medicina Veterinária da UFPR, além de voluntários de medicina veterinária da Universidade Tuiuti do Paraná, PUC e Uniguaçu, e do curso técnico do meio ambiente do município.

A pesquisa amostral foi planejada em parceria com o Departamento de Medicina Veterinária Preventiva da Universidade de São Paulo, que auxiliou no delineamento estatístico e espacial da aplicação dos questionários, bem como da futura análise dos dados obtidos neste sábado. O objetivo da equipe é obter pelo menos 450 questionários, que incluem ainda a opinião e adesão para a castração de seus cães e gatos, presença de morcegos e ratos na propriedade e potenciais acumuladores de animais nas vizinhanças.

Segundo o secretário José Eweling “o objetivo é nortear as ações de manejo de fauna urbana, em particular de cães e gatos, de modo a avaliar com indicadores a real eficácia de programas de castração, educação, combate ao abandono e adoção aplicados aqui no município”. Além disso, acrescenta a médica veterinária Rachel Langaro, responsável pelo manejo populacional e bem-estar dos animais de companhia do município “embora recentemente o IBGE tenha divulgado dados de pesquisa nacional da população de cães e gatos, estes dados gerais, regionais e mesmo estaduais são ainda insuficientes para embasar adequadamente as ações locais aqui em São Mateus do Sul, principalmente às diferenças e particularidades do nosso município”.

A pesquisa neste sábado foi feita apenas para avaliar a área urbana da cidade. Como São Mateus do Sul possui uma extensa área rural, que envolve cerca de 5 mil quilômetros de estradas rurais, a pesquisa será feita nas próximas semanas pelos próprios servidores do município, seguindo a mesma metodologia de pesquisa.

Sugestões

Capitães da areia é a obra do mês de agosto do Clube do Livro
A segunda temporada do Clube do Livro, promovida pelo Sistema de Bibliotecas (SiBi) da Universidade...
Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para alunos da UFPR
O projeto de extensão “Ciência para Todos” está com inscrições abertas para o processo seletivo e trainee....
Projeto da UFPR oferece treinamento gratuito de futebol para meninas
Com o objetivo de trabalhar o desenvolvimento integral de meninas entre 10 e 14 anos através da prática...
Inscrições para cursos extensivos do Celin para novos alunos iniciam em 7 de agosto
As inscrições para os cursos extensivos ofertados pelo Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin)...