Manual do Estudante UFPR 2022 apresenta orientações aos calouros também em vídeos de curta duração

14 junho, 2022
11:10
Por
0
Ciência e Tecnologia

O Manual do Estudante UFPR 2022, montado pela Pró-reitoria de Graduação e Educação Profissional da Universidade Federal do Paraná (Prograd/UFPR), está disponível também em vídeo. A playlist apresenta as principais orientações constantes no material informativo.

O objetivo do conteúdo é simplificar as informações sobre a vida na UFPR para os calouros. Com tradução na Linguagem Brasileira de Sinais (Libras), realizada pela Superintendência de Inclusão, Políticas Afirmativas e Diversidade (Sipad/UFPR), os vídeos de curta duração auxiliam os novos estudantes na compreensão do funcionamento da universidade, além de mostrar quais são os serviços oferecidos pela instituição e como melhor aproveitar o ambiente acadêmico.

A playlist tem 17 vídeos explicativos, com tradução para Libras

Institucional

Entre os vídeos publicados, há orientações sobre o acesso ao Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGA), que auxilia no acesso à plataforma pela qual os estudantes podem obter e enviar documentos, conferir matrículas e notas; sobre o calendário acadêmico, que informa sobre datas de início e término do ano letivo, bem como outras datas relevantes; sobre matrícula e confirmação de matrícula, que informa aos calouros que, apesar de a primeira matrícula na UFPR ser feita automaticamente, cabe ao estudante realizar a confirmação da matrícula e que, a partir do segundo semestre, as matrículas são solicitados pelo SIGA.

Há também vídeos sobre o registro acadêmico, a identificação dos estudantes, conhecida como GRR; e sobre o Índice de Rendimento Acadêmico (IRA), ferramenta utilizada para avaliar o desempenho ao fim de cada semestre, que considera as notas e as frequências das disciplinas cursadas. 

Serviços

Entre os serviços que os estudantes podem utilizar, o material apresenta os Restaurantes Universitários (RUs), que oferecem refeições saudáveis à comunidade acadêmica por preços subsidiados. São cinco unidades em Curitiba e outros seis restaurantes nas cidades onde a UFPR está presente com os campi avançados. 

A comunidade UFPR pode também utilizar das linhas intercampi para se locomover entre os campi espalhados pela capital paranaense. O sistema de transporte opera com quatro ônibus, os Intercampi I, II, IV e o I Extra, de segunda a sexta-feira, e com o Intercampi III aos sábados. Para usufruir deste serviço, é obrigatório a apresentação de um documento impresso de identificação da universidade. 

Conexões e serviços digitais

A UFPR possui parceria com a Microsoft e disponibiliza o pacote Office 365 gratuitamente à comunidade acadêmica. Entre os programas que os estudantes têm acesso estão o Word, o PowerPoint, o OneDrive e a plataforma utilizada pelos docentes para a comunicação com os alunos e a disponibilização de materiais de aula, Microsoft Teams. Para acessar os serviços, é necessário fazer login com o e-mail institucional. Os calouros podem solicitar o email aqui

O email institucional é utilizado também como meio de comunicação entre a comunidade acadêmica, além disso, as redes de internet sem fio gratuitas, “eduroam” e “UFPR sem fio”, são acessadas a partir do mesmo login

Outro canal de comunicação entre docentes e discentes é o UFPR Virtual. Os estudantes são cadastrados automaticamente na plataforma e podem acessar o ambiente digital da universidade com o número de CPF. 

Formação acadêmica

O vídeo sobre o currículo explica como os cursos são formados. Para a integralização do currículo acadêmico, os estudantes precisam cumprir a carga horária exigida de disciplinas obrigatórias, aquelas que devem ser cursadas por todos os alunos do curso, e de disciplinas optativas, que são ofertadas pelos cursos, mas os estudantes podem escolher quais cursar de acordo com os próprios interesses. Os alunos podem também cursar as disciplinas eletivas, que são disciplinas ofertadas por outros cursos ou departamentos. 

Além das disciplinas, é exigido que os estudantes concluam atividades complementares, como as  de Extensão, programas interdisciplinares que têm como objetivo promover a interação entre a UFPR e a comunidade externa; Iniciação Científica (IC), programa de inserção de estudantes da graduação na pesquisa científica; e Monitoria, programa de iniciação dos alunos na docência. Todas as atividades possuem modalidades com bolsa ou de voluntariado. Os editais de chamada para novos participantes, voluntários ou bolsistas, são divulgados pelos professores coordenadores dos projetos ou pela coordenação do curso.

Outro requisito para a aquisição do diploma é a conclusão do estágio. A maioria dos cursos da UFPR tem o estágio obrigatório como parte do currículo. Neste caso, os estudantes devem estar matriculados na disciplina de estágio obrigatório enquanto realizam as atividades profissionais. Além das horas exigidas para a formação, outra modalidade de estágio que pode ser realizada pelos alunos é a não obrigatória, que pode ser computada como atividade formativa na complementação do currículo. 

Por Letícia Barbosa Ribeiro

Sob orientação de Jéssica Tokarski

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]