logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Manifestantes sem qualquer relação com a UFPR ajudaram a impedir sessão do Coun

O grupo de manifestantes que levou à suspensão a sessão do Conselho Universitário (Coun) que votaria a proposta de cogestão dos hospitais-escola da UFPR com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) tomou corpo com a participação de representantes de sindicatos de outras cidades e até de outros estados, que, portanto, não representam qualquer categoria da universidade nem os usuários dos hospitais da UFPR. Outros manifestantes aproveitaram a ocasião para partidarizar o debate, por meio do uso de bandeiras de partidos políticos e de movimentos sociais.

O Coun é o órgão máximo deliberativo para traçar a política da UFPR e é composto por representantes de todas as categorias da comunidade universitária e da sociedade civil. Entre os conselheiros há inclusive membros do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Terceiro Grau Público de Curitiba (Sinditest), do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e da Associação dos Professores da Universidade Federal do Paraná (APUFPR). Na sessão que seria realizada na quarta-feira (4), todos teriam direito a voz e a voto.

Embora em seu site o Sinditest afirme que estavam concentrados no pátio da Reitoria “alunos, técnicos administrativos e docentes, trabalhadores FUNPAR, integrantes da Frente de Luta ‘Para não perder o HC’ e usuários do Hospital”, muitos dos manifestantes declararam em alto falante pertencer a instituições de Maringá, Santa Catarina e Rio de Janeiro.

A aglomeração de manifestantes e a exaltação de ânimos, promovida em parte pelos manifestantes externos, chegou ao ponto em que um dos conselheiros do Coun, Tibiriçá Krüger Moreira, foi agredido fisicamente. Além disso, o bloqueio de acesso à sessão, promovido pelo grupo que protestava, impediu que a sessão, com o debate de ideias, fosse realizada.

Faixa contra a cogestão dos hospitais da UFPR com a Ebserh é assinada por sindicato de Santa Catarina - Foto: Marcos Solivan
Bandeira de partido político é levantada durante manifestação - Foto: Marcos Solivan
Manifestante carrega bandeira de movimento de trabalhadores sem terra - Foto: Marcos Solivan

 

Sugestões

Informativo UFPR (Destaques da semana de 07/08 a 11/08/2023) 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA    🧠🔭 Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...
Doutoranda que criou programas para incentivar a adoção de cães é homenageada na Câmara de Curitiba 
Na manhã desta terça-feira (8), Lu Baldan, médica veterinária e doutoranda em Ciências Veterinárias na...
UFPR lamenta falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda Santos
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda...