MAE-UFPR realiza programação cultural “Laços, pessoas e experiências” na 20ª Semana Nacional de Museus

10 maio, 2022
08:23
Por
0
Ciência e Tecnologia

O Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal do Paraná (MAE-UFPR) promove, de 16 a 20 de maio, o evento “Laços, pessoas e experiências”. A ação acontecerá na Reserva Técnica do MAE, localizada no bairro Juvevê em Curitiba, e faz parte da programação nacional da 20ª Semana de Museus, que neste ano tem como tema “O poder dos museus”.

Neste ano, o MAE pretende celebrar o que considera sua principal força: os laços construídos com alunos que realizaram atividades formativas no Museu ao longo dos anos. Para isso, realizará três atividades durante o evento.

Primeiramente, pessoas que já passaram pelo MAE como bolsistas, voluntários ou estagiários poderão registrar seus relatos em um “Caderno de Memórias”, disponível na Reserva Técnica do MAE-UFPR das 8h às 18h entre os dias 16 e 20 de maio. As histórias poderão ser compartilhadas em forma de textos, desenhos, fotos, poesias ou outros formatos criativos. Todo o material recebido fará parte de uma exposição virtual. Para os alunos que não estão atualmente em Curitiba, os relatos podem ser enviados pelas redes sociais do Museu.

No último dia da programação, 20 de maio, o MAE promove dois eventos abertos ao público. Às 17h acontece a roda de conversa “Troca de Experiências” em que ex-alunos do Museu compartilharão as experiências que tiveram nos projetos em que atuaram no MAE-UFPR. Logo após, às 19h, o MAE-UFPR encerra o evento com o “Experiências que Deixam Marcas”, em que serão realizadas intervenções artísticas na fachada da Reserva Técnica do museu, seguida de uma confraternização com os participantes do evento.

20ª Semana Nacional de Museus

A Semana Nacional de Museus é uma das ações da Política Nacional de Museus do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), construída e proposta de forma articulada com o setor museal brasileiro, e que tem como propósito mobilizar os museus de todo o país a partir de um esforço de convergência de suas programações em torno de um mesmo tema. Em 2022, o Ibram comemora a vigésima Semana Nacional de Museus, com a marca de 14.358 participações e aproximadamente 43.544 eventos realizados em todo o território nacional, desde a sua criação em 2003.

Para mais informações, acesse o site do MAE.

“Laços, pessoas e experiências”

Data: de 16 a 20 de maio de 2022
Local: Reserva Técnica do MAE-UFPR
Endereço: Rua Bom Jesus, 650 – Juvevê – Curitiba-PR

Por Produção Cultural do MAE-UFPR

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]