O Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal do Paraná (MAE-UFPR) lançou na última sexta-feira (21) a exposição virtual “Cavalgada à Pedra do Reino”. A mostra pode ser visitada gratuitamente neste link.


A exposição é dividida em quatro seções, marcadas temporalmente nos séculos XVI, XIX, XX e XXI, e traz para o visitante uma série de fontes manuscritas, jornais e fotografias.
A mostra é resultado da pesquisa do estudante Guilherme Trancozo Aguilar, que defendeu seu trabalho no final de 2021 no curso de graduação em História – Memória e Imagem da UFPR. Orientado pelo professor Luiz Geraldo Silva, do Departamento de História e co-orientado pela historiadora do MAE-UFPR, Bruna Marina Portela.
Guilherme apresenta na exposição a festividade da Cavalgada à Pedra do Reino, que acontece todos os anos na cidade de São José do Belmonte em Pernambuco. Diferentes temporalidades são apresentadas, no intuito de trazer uma compreensão histórica do evento em sua totalidade.
A mostra virtual trata diretamente com o acervo de Cultura Popular do museu, formado por coleções que representam diferentes manifestações culturais brasileiras, incluindo as Cavalhadas de Palmas e Guarapuava, no Paraná, que se assemelham em alguns aspectos com a Cavalgada à Pedra do Reino de Pernambuco.
Clique aqui para acessar. Mais exposições do MAE-UFPR no site.
Por Felipe Reis