Museu universitário exibirá exposições, oficinas e palestras em Curitiba e Paranaguá
Entre 22 e 28 de setembro o Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR (MAE-UFPR) oferece em Curitiba e Paranaguá uma programação de oficinas, exposições e palestras sobre a temática “Museus Criativos”. O evento integra a programação nacional da Primavera dos Museus, realizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) com o intuito de mobilizar os museus brasileiros para fomentarem, durante uma semana, atividades especiais, tendo como foco a sensibilização da comunidade e o incentivo de sua participação nos espaços museais. Busca-se assim no tema deste ano “a exploração da capacidade do museu de inovar-se, modernizar a gestão, diversificar iniciativas, ampliar a presença no território em que se acha inserido e atrair público”.


Durante o evento, estarão em cartaz no MAE-UFPR duas exposições. Em Paranaguá, na Sede Expositiva do Museu de Arqueologia e Etnologia, será exibida a exposição “Onde Tudo Começou: Da Pré-História à História”, realizada pelo Ministério da Cultura (MINC) em parceria com o Museu Nacional do Rio de Janeiro. Em Curitiba, será exposta a Mostra fotográfica de Matheus Coimbra, que busca, de acordo com o autor, “uma reconexão do homem com o espaço natural”, na Sala Didática do MAE, localizada no subsolo do Prédio Histórico da UFPR na Praça Santos Andrade.
Em Paranaguá acontece às 15h do dia 22 de setembro a palestra “Pré-História Brasileira e Educação Patrimonial”, do arqueólogo Moacir Elias Santos. Serão ofertados na cidade litorânea também dois cursos: das 13h às 17h de 24 a 26 de setembro será ministrada a oficina do jogo de RPG do MAE: “Jaguareté: O Encontro” voltada a professores de ensino médio interessados em uma maneira diferente de ensinar sobre cultura indígena brasileira. No sábado, dia 26, o MAE proporciona o curso de “Técnica fotográfica e olhar fotoetnográfico” das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30.
Na capital paranaense, o museu promove oficina de Tricô de dedos (dia 23, das 9h às 12h), Fotografia (dias 23 e 24, das 14h às 17h), Tecelagem (Dia 25/09, das 9h às 12h) e Tranças Afro & turbantes (Dia 25/09, das 13h às 17h).
O MAE é ligado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Paraná e sua Sede Expositiva em Paranaguá fica aberta de terça a domingo (inclusive feriados) das 8h às 20h enquanto a Sala Didática em Curitiba fica
aberta de segunda a sexta das 9h às 12h e das 13h às 18h.
Veja a programação completa:
PARANAGUÁ
Sede Expositiva do MAE-UFPR – Antigo Colégio dos Jesuítas Rua XV de Novembro, 575
Para se inscrever nas oficinas em Paranaguá, ligue para (41) 3721-1200.
– Palestra “Pré-História Brasileira e Educação Patrimonial”
Dia 22/09, das 15h às 16h30.
Palestrante: Prf. Dr. Moacir Elias Santos
– Exposição “Onde Tudo Começou: Da Pré-História à História”
De 17/09 a 05/11 de 2014, de terça a domingo (inclusive feriados) das 8h às 20h
A exposição traz ao antigo Colégio dos Jesuítas do MAE em Paranaguá réplicas de peças provenientes de vários estados brasileiros, e os visitantes também poderão participar de atividades didáticas, como por exemplo a oficina de escavação arqueológica e de pintura rupestre. Integra o Projeto Cultural “Onde Tudo Começou” (OTC), uma realização do Ministério da Cultura (MinC) em parceria institucional com o Museu Nacional. É resultado de 24 anos de divulgação científica e popularização da ciência, de Projetos Científicos do Departamento de Antropologia, Setor de Arqueologia do Museu Nacional – Universidade Federal do Rio de Janeiro.
– Oficina de RPG do MAE “Jaguareté: O Encontro”
De 24/09 a 26/09, das 13h às 17h. 10 vagas.
Ministrantes: Fábio Marcolino e Caian Mello.
A oficina de RPG do MAE tem como objetivo iniciar professores no uso em Sala de Aula do “Role Playing Game”, um jogo de faz-de-conta e de interpretação de papéis que possibilita ao aluno se colocar no lugar de qualquer personagem, pertencente a qualquer sociedade ou era histórica. O jogo possibilita maior sociabilidade, exercício da criatividade e da imaginação e também uma maneira lúdica e interativa para elaboração e resolução de problemas.
A oficina será aplicada com o uso do RPG desenvolvido pelo MAE intitulado “Jaguareté: O Encontro” (representante paranaense do Prêmio Rodrigo Mello Franco de Andrade em 2014) que privilegia o ponto de vista indígena no momento da chegada dos europeus ao Novo Mundo. O RPG foi elaborado pela equipe do MAE-UFPR com o intuito de atender à Lei 11.645 que obriga as escolas a oferecerem o ensino das culturas indígenas e afro-brasileiras.
Os jogos de RPG podem ser, em geral, utilizados em praticamente qualquer área do conhecimento, no entanto, o jogo elaborado pelo MAE intitulado como “Jaguareté: O Encontro” é voltado preferencialmente para disciplinas como História, Geografia, Sociologia, Português, Filosofia e Educação Artística.
A oficina proposta pretende trabalhar em 3 encontros de 4h horas aulas cada um para possibilitar a utilização do RPG na escola pelo professor. O primeiro encontro tem como objetivo trazer ao professor um entendimento sobre o que é o RPG e será iniciada uma experiência de jogo, a partir da criação de personagens, como forma de ilustrar melhor o funcionamento desta ferramenta de ensino. No segundo, daremos continuidade à experiência, e no terceiro é proposto como atividade um debate sobre as possibilidades de uso pelos professores.
– Oficina de Técnica fotográfica e olhar fotoetnográfico
Dia 27/09, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30. 12 VAGAS.
Ministrantes: Elton Colini e Gustavo Salgado.
O objetivo da oficina será introduzir seus participantes ao universo da fotografia como técnica e arte. Ela estará dividida em três etapas. Na primeira, serão apresentados os conceitos básicos da prática fotográfica, tais como tipos de câmeras, formatos, suportes, composição, lentes, velocidades e aberturas. Pretende-se apresentar, de forma global, a fotografia como manufatura de imagens através da manipulação da luz e da sombra. Na sequência, serão discutidos contextos de uso das técnicas e equipamentos antes apresentados através da exibição de imagens produzidas por grandes fotógrafos. O recorte na seleção será feito com ênfase na fotografia documental, especialmente nos autores que fotografaram e fotografam inspirados pelo chamado antropológico da reflexão e compreensão da alteridade. Busca-se, então, a promoção da sensibilidade fotográfica como “piloto” da técnica e da tecnologia, ao encontro do que afirma Sebastião Salgado de que não se fotografa com sua câmera, mas com sua cultura. Por fim, está prevista uma saída fotográfica com o grupo no interior e nos arredores do MAE para a aplicação prática do conteúdo discutido. NECESSÁRIO TRAZER CÂMERA FOTOGRÁFICA.
CURITIBA
Sala Didática do MAE-UFPR – Subsolo do Prédio Histórico da Universidade Federal do Paraná – Praça Santos Andrade
Para se inscrever nas oficinas em Curitiba, ligue para (41) 3310-2754.
– Exposição fotográfica de Matheus Coimbra
De 22/09 a 10/10 de 2014, segunda a sexta das 9h às 12h e das 13h às 18h.
“As fotografias escolhidas para o projeto expositivo propõem uma reconexão do homem com o espaço natural. Busca-se reconhecer o nosso pertencimento à mata; ao instintivo. Além disso, proponho através das imagens, tratar sobre liberdade, confiança corporal e foco: três aspectos que se amplificam quando nos encontramos em um contato maior com a natureza. ”
– Oficina de Tricô de dedos
Dia 23/09, das 9h às 12h
Ministrante Flávia Vloet
– Oficina de Fotografia
De 23 a 24, das 14h às 17h
Ministrantes: Douglas Fróis e Jhenifer Baptista
– Oficina de Tecelagem
Dia 25/09, das 9h às 12h
Ministrantes: Yuria Santamaria Pismel e Anna Paula Morais
– Oficina de Tranças afro e turbantes
Dia 25/09, das 13 às 17h
Ministrante: Kênia Cristina
Serviço:
Museu de Arqueologia e Etnologia promove 8ª Primavera de Museus – “Museus Criativos”
Data: de 22 a 27 de setembro de 2014
Locais: Sede Expositiva do MAE-UFPR – Rua XV de Novembro, 575, (Paranaguá-PR) e Sala Didática do MAE-UFPR – Prédio Histórico da Universidade Federal do Paraná – Praça Santos Andrade (Curitiba-PR)
Mais Informações: (41) 3721-1200 (Paranaguá) e (41) 3310-2754 / (41)3313-2042(Curitiba).