Lutadores da UFPR voltam de Manaus com medalhas e destaque nacional

30 junho, 2016
12:17
Por
0
Extensão e Cultura
atletas taekwondo ufpr

Atletas do taekwondo da UFPR no pódio em Manaus. Imagem: Arquivo pessoal

No começo de junho, os times de judô, karatê e taekwondo da UFPR estiveram em Manaus para participar do Campeonato Brasileiro promovido pela Liga do Desporto Universitário (LDU). Nossos alunos conquistaram medalhas e elevaram a classificação geral da Universidade na competição – está entre as três primeiras do ranking nacional da Confederação Brasileira de Desportos Universitários (CBDU).

Os maiores destaques da competição foram no taekwondo: a equipe masculina conquistou o primeiro lugar geral e Claudia Ferrari, vencedora na categoria até 49 kg. Individualmente, Rodrigo de Oliveira (até 54 kg) e Rafael de Assis Barbosa (até 74 kg) ficaram ambos em 3º lugar, em suas categorias, enquanto que Alex Murilo Bezerra (até 80 kg) faturou o primeiro lugar.

No judô, a aluna Jacqueline Martins foi a campeã do nível até 63 kg e ainda ficou com o 3º lugar na categoria absoluta. O judoca Celso Farias (até 90 kg) obteve a mesma classificação.

Já no karatê, os dois atletas Antônio Carregari e Eduardo Zanon levaram o bronze da ala Kata (forma) e a prata do Kumite (luta). Na classificação geral, tiveram 20 pontos, alcançando o terceiro lugar.

equipes karate judo ufpr

Equipes de karatê e judô da UFPR participam de congresso em Manaus. Imagem: Arquivo pessoal

Treinamento

Há um ano, o time da UFPR é coordenado por Marcelo Alberto de Oliveira, no Centro de Educação Física e Desportos (CED). Segundo ele, a boa representação é fruto de um esforço coletivo. “É reflexo de um trabalho responsável dos agentes envolvidos (atletas, técnicos, secretários, a diretora [do Centro, professora Ruth Eugênia Cidade] e a Pró-Reitoria [de Assuntos Estudantis]) para potencializar o bom desempenho dos atletas”, comenta.

A importância das equipes terem mais competidores é visível nos tatames. “Com esse resultado, a UFPR acaba tendo maior visibilidade no cenário nacional entre as equipes de lutas”, reforça o treinador. A Universidade incentiva seus alunos a praticarem esportes através de benefícios como a gratuidade nos Restaurantes Universitários (RUs) e na academia, além da possibilidade de pagamento de uma bolsa-atleta mensal.

Qualquer aluno regularmente matriculado pode procurar participar das outras modalidades em vigor: atletismo, basquete, futsal, handebol, jiu jitsu, judô, natação, tênis (de campo e de mesa), vôlei ou xadrez.

Bruna Remes (sob orientação de Jéssica Maes)

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]