

Tomou posse nesta sexta-feira (18) o novo ouvidor-geral da Universidade Federal do Paraná (UFPR), o professor Luis Fernando Lopes Pereira, do Departamento de Ciências Jurídicas. Ele sucede Marcelo Luiz Curado e ficará no cargo por dois anos com a missão de atender diversas demandas relativas aos serviços públicos prestados pela universidade.
Em seu discurso, Pereira disse que assume o cargo para dar um retorno à instituição em que passou os melhores momentos de sua vida. “Assumo a tarefa extremamente difícil de conduzir este espaço que pode ser definido como um ‘amplificador acústico’ que dá voz àqueles que hoje não têm. Espero que, dessa atividade, resulte maior coesão e unidade da nossa instituição em momentos difíceis. A ouvidoria pode ser fundamental no elo entre comunidade universitária e administração”.
O reitor, Ricardo Marcelo Fonseca, afirmou que a recepção do novo ouvidor vem acompanhada da vontade de dar vários passos adiante. “Aprofundar os mecanismos de comunicação é algo que precisamos. Queremos fazer com que os espaços se estreitem num sentindo construtivo. No momento atual, a ouvidoria tem uma função estratégica significativa”.
A ouvidoria é um importante canal de comunicação na participação do processo de busca e aperfeiçoamento da instituição. Cabe à unidade receber e apurar denúncias, reclamações e sugestões da comunidade externa e interna; acompanhar as providências adotadas, cobrar soluções e manter o usuário informado; prevenir e coibir as arbitrariedades administrativas, combatendo as ações que ferem os direitos e valores das pessoas.
“Este é um instrumento democrático e de transparência, ao mesmo tempo que é de controle dos atos da administração. O professor Marcelo Curado fez um grande trabalho e, agora, Luis terá todas as condições de continuar desenvolvendo-o. Ele tem conhecimento jurídico, experiência administrativa, sensibilidade, paciência e disponibilidade para isso”, assegura Fonseca.
Pereira salienta que a ouvidoria é uma forma de possibilitar a identificação de problemas e de questões que podem ser sanadas pela política institucional da universidade, além de amplificar a democratização da instituição. “A ideia agora é expandir, de alguma forma, estes canais de comunicação. A partir daí, vamos criar metas com os diretores de setores e tentar identificar problemas com os canais para facilitar a resolução desses conflitos”, revela.


Para enviar reclamações, críticas ou sugestões com relação à UFPR, a comunidade interna e externa pode acessar o formulário eletrônico, entrar em contato pelo e-mail ouvidoriageral@ufpr.br ou pelo telefone (41) 3310-2836 ou, ainda, comparecer à sede da unidade localizada no Prédio Histórico, na Praça Santos Andrade.