Livro traz visão geral e reflexões sobre os 100 anos da UFPR

11 setembro, 2013
11:39
Por
0
Extensão e Cultura
Lançamento do livro "Reflexões: UFPR 100 anos"

Lançamento do livro "Reflexões: UFPR 100 anos" Foto: Leonardo Bettinelli

Foi lançado na manhã desta quarta-feira (11) o livro “Reflexões – UFPR 100 anos”, organizado pelos professores Renato Lopes Leite e Ricardo Costa Oliveira. A obra traz uma visão panorâmica da universidade ao longo de seus 100 anos de atuação. A solenidade contou com a presença do vice-reitor Rogério Mulinari, que comandou o comitê organizador do centenário da UFPR; da professora Maria Tarcisa Silva Bega, diretora do Setor de Ciências Humanas e do diretor da Editora UFPR, professor Gilberto de Castro, além dos autores.

Segundo o professor Ricardo Oliveira, a principal característica do livro é reunir num só volume um olhar da totalidade da UFPR, com uma perspectiva de síntese. “Damos ao leitor uma análise multidisciplinar que poderá ser útil a pesquisadores locais e também de outros lugares, interessados na história da instituição e nas suas conexões com a vida do Paraná”, explica o organizador, que trabalhou durante dois anos no projeto. A obra traz colaborações de 13 autores, a partir de uma seleção de temas e pesquisas ligadas à gênese da UFPR. São cobertos aspectos sociológicos, políticos, educacionais, científicos, tecnológicos e sociais (a partir da extensão). Tem também diversas fotos, com momentos históricos da instituição. A obra está à venda no site da Editora UFPR (www.editora.ufpr.br) e nas livrarias da universidade pelo preço de R$40,00.

SEMINÁRIO

Ao longo desta quarta-feira, diversas atividades terão como tema capítulos do livro e as reflexões sobre os 100 anos da UFPR. No período da tarde, das 14 às 15h30, serão debatidas questões em torno dos “Movimentos sociais, pesquisa e extensão na UFPR”.

José Roberto Braga Portella, Christiane Marques Szesz e Renato Lopes Leite falarão sobre
“Contextos e traumas de maio de 1968 na UFPR”. A seguir, a professora Márcia Dalledone Siqueira abordará “A história da ciência/pesquisa da UFPR” e a diretora do Setor de Ciências Humanas, Maria Tarcisa Silva Bega e a professora Sandra Sueli Bergonsi abordam “A Extensão Universitária: institucionalização tardia”.

Na sequência, a partir das 15h50, as discussões girarão em torno da arte e cultura na UFPR. Key Imaguire Júnior fala sobre “O Edifício Central da UFPR: a força de um símbolo”; Ary Giordani e Vanessa Curty apresentam uma retrospectiva sobre “Teatro na UFPR” e o professor Fernando Bini faz considerações sobre o pintor “Theodoro de Bona e o retrato de Victor Ferreira do Amaral”.

As atividades serão na Sala Homero de Barros, 1º andar do Edifício D. Pedro I, Rua General Carneiro, 460, com entrada franca.

 

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]