logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Livro sobre o agronegócio brasileiro será lançado em Curitiba

O livro será lançado durante um seminário sobre agronegócio

Neste dia 5 de setembro, sexta-feira, será lançado o livro colaborativo “O mundo rural no Brasil do século 21”. Trazendo uma ampla radiografia do rural brasileiro hoje, com múltiplos enfoques, informações e análises rigorosas, a obra foi escrita por 51 cientistas sociais ligados a mais de 20 instituições públicas e privadas. Com edição de Eliseu Alves e Zander Navarro, da Embrapa, e Antônio Márcio Buainain e José Maria da Silveira, da Unicamp, em essência, os autores procuraram enfrentar o relativo desconhecimento, o romantismo e a idealização da agricultura, do “rural brasileiro” e do agronegócio, sustentados em informações primárias, como dados de censo e pesquisas de campo.

Entre os autores está Junior Ruiz Garcia, professor do curso de Ciências Econômicas, do mestrado profissional em Desenvolvimento Econômico e do programa de pós-graduação em Desenvolvimento Econômico do departamento de Economia da UFPR. Além de ter escrito o capítulo “Trabalho Rural: tendências em face das transformações em curso”, também participa, em parceria com outros especialistas, de outros dois textos sobre a política agrícola brasileira.

O pesquisador Zander Navarro conta que a origem do livro é um artigo publicado em maio de 2013 com o título “Sete teses sobre o mundo rural brasileiro”. Escrito pelos quatro organizadores do livro, esse artigo gerou um grande debate nas ciências sociais brasileiras ao apresentar transformações atuais da atividade agropecuária e seu impacto sobre as regiões rurais. Os autores do artigo enfatizaram o surgimento de um novo padrão agrário e agrícola. O interesse gerou o desafio de consolidar informações e analisar os inúmeros ângulos analíticos do mundo rural atual e as interpretações possíveis.

O lançamento acontece, às 9 horas, no Auditório da Ocepar, em Curitiba, durante o seminário Agronegócio Brasileiro – Desafios da Inovação, Política Agrícola e Assistência Técnica. O evento contará com a participação de alguns autores e organizadores do livro e palestrantes especialmente convidados. Maiores informações e inscrições limitadas pelo endereço: economico@faep.com.br

O livro será vendido apenas na livraria da Embrapa Informação Tecnológica (Brasília, DF). Os interessados podem se dirigir à Embrapa através do endereço livraria@embrapa.br.

Serviço: Lançamento “O mundo rural no Brasil do século 21”
Local: Auditório da Ocepar – Av. Cândido de Abreu, 501 – Centro Cívico
Data: 5 de setembro, sexta-feira
Horário: 9h
Informações: economico@faep.com.br

Sugestões

Progepe lança atividade de saúde e longevidade para aposentados
Aposentadoria nunca foi sinônimo de inatividade. Pensando na qualidade de vida dos servidores aposentados,...
Ciência UFPR: Molécula-ímã tem potencial para revelar a bioquímica por trás de doenças
Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar...
“A SBPC é a marca de que o Brasil acredita e produz ciência da mais alta qualidade”, diz ministra do MCTI
Entre 23 e 29 de julho, aconteceu na Universidade Federal do Paraná (UFPR) a 75ª Reunião Anual da Sociedade...
Série sobre a ciência produzida nas Universidades brasileiras estreia na TV Brasil
A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições...