logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Livro sobre ensino de música é lançado em Brasília

Capa do livro

“Espaços para aprender e ensinar música: construção e adequação”, é o livro que professores de várias universidades, incluindo a UFPR lançaram segunda-feira na Universidade de Brasília. Para a solenidade na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, foram convidadas autoridades da área de educação do Governo Federal. A obra teve recursos do Ministério da Cultura e representa três anos de pesquisa, de acordo com o professor de Arquitetura Aloísio Schmid, organizador do livro. Outro professor do Paraná, participante desta pesquisa, é Guilherme Romanelli, do IFPR.

Desde 2012, pela Lei 11.769/2008 (Lei Aguiar) a música é conteúdo obrigatório na educação básica, mas faltam professores e espaços adequados. Para os autores, a formação dos professores exige tempo, mas é possível melhorar o espaço nas salas de aulas,que por serem pequenas ficam muito barulhentas e esses ruídos dificultam as aulas de música. É importante ter salas próprias para aulas de música. As propostas para melhorar esta situação estão no livro.

O grupo de pesquisas é formado pelos seguintes professores: Aloísio Schmid e Guilherme Romanelli, IFPR ; Letícia de Sá Rocha, UFSM; Dinara Xavier da Paixão,UFPA ; Gustavo Melo e Newton Sure Soeiro e Erasmo Felipe Vergara e Andrey Ricardo da Silva, UFSC iniciaram pesquisa envolvendo quatro dissertações de mestrado (André Santana, Claudia Gaida Viero, Cristhian Brum e Márcio Henrique Carboni).

O livro será enviado a cada município brasileiro para que as Secretarias de Educação possam se orientar com respeito às suas escolas.

Sugestões

Capitães da areia é a obra do mês de agosto do Clube do Livro
A segunda temporada do Clube do Livro, promovida pelo Sistema de Bibliotecas (SiBi) da Universidade...
Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para alunos da UFPR
O projeto de extensão “Ciência para Todos” está com inscrições abertas para o processo seletivo e trainee....
Projeto da UFPR oferece treinamento gratuito de futebol para meninas
Com o objetivo de trabalhar o desenvolvimento integral de meninas entre 10 e 14 anos através da prática...
Inscrições para cursos extensivos do Celin para novos alunos iniciam em 7 de agosto
As inscrições para os cursos extensivos ofertados pelo Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin)...