ufpr_bcopng

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Livro aborda aplicações da tecnologia LiDAR para inventários florestais

A utilização de sensoriamento remoto LiDAR para o inventário de florestas plantadas é o tema do livro “Aplicações do LiDAR para Inventário Florestal – Enfoque Unidade de Área” lançado no início deste mês. A obra em formato digital está disponível gratuitamente para download neste link.

Com conteúdo teórico e prático, exemplos de aplicações e métodos estatísticos avançados, o livro foi produzido por Ana Paula Dalla Corte e Carlos Roberto Sanquetta, professores de inventário florestal no curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal do Paraná. Também estão entre os autores Eben North Broadbent, Lucas Henderson de Oliveira Santos, Mauro Alessandro Karasinski, Gabriel Prata, Danilo Roberti Alves Almeida e Carlos Alberto Silva.

O prefácio da obra destaca que o emprego da tecnologia LiDAR para inventários florestais tem se mostrado atrativo e eficaz, pois pode ser utilizado para um amplo conjunto de estimativas demandadas pelos silvicultores e manejadores florestais. “As técnicas ativas (…) englobam as obtidas pelo LiDAR, capazes de permitir os cálculos de áreas e, também, de retratar as características estruturais da vegetação em três dimensões”.

De acordo com a professora Ana Paula, o livro contribuirá para o ensino da técnica e também para a possibilidade de inserção dessa temática nos cursos de Engenharia Florestal em todo o Brasil. “Que tenhamos capacidade de ter profissionais cada mais especializados e envolvidos nessa área”, salientou.

O lançamento do livro foi realizado durante uma live com a palestra “Inovação em Inventários Florestais”, realizada pelos professores professores da UFPR. Para conferir o evento completo, clique aqui.

 

Livro “Aplicações do LiDAR para Inventário Florestal – Enfoque Unidade de Área”

Link para download

Sugestões

Progepe lança atividade de saúde e longevidade para aposentados
Aposentadoria nunca foi sinônimo de inatividade. Pensando na qualidade de vida dos servidores aposentados,...
Ciência UFPR: Molécula-ímã tem potencial para revelar a bioquímica por trás de doenças
Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar...
“A SBPC é a marca de que o Brasil acredita e produz ciência da mais alta qualidade”, diz ministra do MCTI
Entre 23 e 29 de julho, aconteceu na Universidade Federal do Paraná (UFPR) a 75ª Reunião Anual da Sociedade...
Série sobre a ciência produzida nas Universidades brasileiras estreia na TV Brasil
A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições...