logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Livro aborda altas habilidades e superdotação em sala de aula

 

Desenvolver as potencialidades e o talento de alunos com altas habilidades e superdotação é um desafio para profissionais da educação. Para tratar da temática, o livro “Altas Habilidades/Superdotação: Criatividade e Emoção” reúne as experiências de diversos especialistas da área.

O livro foi lançado durante o congresso internacional do Conbrasd, que é o principal conselho nacional para superdotados, em Foz do Iguaçu,em novembro. O lançamento em Curitiba aconteceu no dia 5 de dezembro.

A organização da obra ficou por conta de Fernanda Hellen Ribeiro Piske, doutoranda em Educação pela UFPR e especialista em Educação Especial; Jarci Machado, professora da rede estadual de ensino; Tania Stoltz, professora da Pós-Graduação em Educação da UFPR; e Sara Bahia, professora da Universidade de Lisboa.

Mais de 20 especialistas colaboraram com artigos sobre o tema. Para a organização deste livro, Fernanda Piske usou suas experiências no desenvolvimento da criatividade de seus alunos de escolas municipais, e também seu trabalho como pesquisadora da área de Altas Habilidades e Superdotação da UFPR. “Esta obra pode ser utilizada como importante apoio por professores da rede municipal de ensino e por todos os profissionais de Educação, além de esclarecer dúvidas de pais e alunos que se interessam por esta temática”, diz Fernanda.

O livro reúne reflexões e investigações realizadas em contextos e realidades diversos. Os autores são de vários países, o que traz diversidade dos olhares sobre a temática das altas habilidades.

Por Helen Mendes

Sugestões

Capitães da areia é a obra do mês de agosto do Clube do Livro
A segunda temporada do Clube do Livro, promovida pelo Sistema de Bibliotecas (SiBi) da Universidade...
Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para alunos da UFPR
O projeto de extensão “Ciência para Todos” está com inscrições abertas para o processo seletivo e trainee....
Projeto da UFPR oferece treinamento gratuito de futebol para meninas
Com o objetivo de trabalhar o desenvolvimento integral de meninas entre 10 e 14 anos através da prática...
Inscrições para cursos extensivos do Celin para novos alunos iniciam em 7 de agosto
As inscrições para os cursos extensivos ofertados pelo Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin)...