logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Leonardo Boff aponta crise no modelo social mundial e aposta na sustentabilidade e no cuidado como soluções

Boff citou intelectuais como Karl Marx, Immanuel Kant e Hannah Arendt. Imagem: Marcos Solivan
Boff citou intelectuais como Karl Marx, Immanuel Kant e Hannah Arendt. Imagem: Marcos Solivan

Na manhã desta quarta-feira, 24, o teólogo Leonardo Boff esteve presente na Universidade Federal do Paraná para uma conferência sobre o tema “O cuidado de si, do mundo e do outro no contexto das crises contemporâneas”. O evento foi promovido pelo professor Carlos Augusto Serbena, do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFPR, e aconteceu no Teatro da Reitoria.

A um auditório lotado, Boff afirmou que vivemos atualmente num quadro inédito de conflitos na sociedade. “Pela primeira vez, a crise é sistêmica, não é apenas de alguns setores. É uma crise da vida, do planeta”, disse. Para ele, é preciso mudar a nossa visão de mundo, levando em conta a interdependência e a responsabilidade coletiva para garantirmos a existência da vida na Terra. “Não estou aqui para trazer conforto, vim trazer angústia, porque a angústia nos faz agir”.

Citando diversos intelectuais de renome mundial, como Hannah Arendt, Isaac Asimov, Karl Marx, Immanuel Kant e Karl Polanyi, o pesquisador expôs problemas que acredita serem ligados à perda de consciência de que “somos Terra” e que só poderiam ser solucionados ao “resgatarmos nosso sentimento de pertença”, como, por exemplo, a exploração desenfreada dos bens e serviços naturais. Além disso, também destacou o quão importante é que exista uma conversa entre cientistas e religiosos, além de uma transversalidade de saberes, com cada área dando a sua contribuição para um mundo mais justo.

Imagem: Marcos Solivan
Imagem: Marcos Solivan

Para superar essa crise global, Boff diz que é preciso que duas coisas sejam desenvolvidas: a sustentabilidade e o cuidado. A primeira, mais objetiva, para que o planeta possa manter sua capacidade de autorreprodução e a segunda, mais subjetiva, diz respeito à nossa relação com as pessoas e o meio ambiente. “O nosso maior problema é a falta de cuidado, cuidado com as nossas crianças, nossas cidades, com os nossos famintos. O cuidado define a essência do ser humano. Um desafio a todos nós é cuidar de tudo que existe e vive.”

Leonardo Boff doutorou-se em filosofia e teologia na Universidade de Munique, em 1970. Expoente da Teologia da Libertação, amplia a libertação do viés social também para o ecológico. Escreveu vários livros e foi agraciado com vários prêmios, autor de best sellers ou co-autor de mais de sessenta livros nas áreas de Teologia, Ecologia, Espiritualidade, Filosofia, Antropologia e Mística, publicados em mais de vinte países.

 

Sugestões

Post de Evento
Vai ser publicado um Edital sobre ……
Pré-Vestibular Comunitário da UFPR está com vagas remanescentes abertas
O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná...
Provar 2024: UFPR tem 804 vagas abertas em cursos de graduação, inscrições até 11/08
Esta é a última semana para inscrição de interessados em uma das 804 vagas em cursos de graduação oferecidas...
Mestrado acadêmico em Enfermagem recebe inscrições
O Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná oferece 24 vagas para o curso...