

Nesta sexta-feira (23), representantes da APP-Sindicato, do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e do Grupo “Tortura Nunca Mais” se reuniram com o reitor Zaki Akel Sobrinho para discutir os preparativos para o lançamento do Fórum da Comissão da Verdade, que será realizado no dia 12 de abril.
O Fórum também deverá se desdobrar em outros Estados do país e terá como objetivo respaldar as ações do órgão institucional “Comissão da Verdade”, criado para investigar os atos de violação aos direitos humanos ocorridos entre 1946 e 1988, período que inclui a ditadura militar. A Comissão foi aprovada pelo Senado em outubro do ano passado,e teve a lei sancionada pela presidente Dilma Roussef em novembro do mesmo ano. No início do próximo mês, a presidente deverá instaurá-la e divulgar a lista dos participantes.
Para Miguel Baez, secretário de Finanças da APP, o envolvimento da UFPR é muito importante para a causa. “Cria uma condição de solidariedade na prática, uma ideia de relação comunitária de fato”, afirma Baez. O local onde será realizado o Fórum ainda não foi definido.
Por Amanda Pofahl, com orientação de Lais Murakami