logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Lançamento da agenda UFPR 2015 relembra história do Festival de Inverno de Antonina

Agenda UFPR 2015 - Tema "25 anos de Festival de Inverno da UFPR"
Agenda UFPR 2015 - Tema "25 anos de Festival de Inverno da UFPR" - foto: Ana Assunção

Nesta segunda-feira (03/11) a Editora da Universidade Federal do Paraná lançou a “Agenda UFPR” do ano de 2015. A publicação traz como tema os 25 anos do Festival de Inverno de Antonina, trazendo um pouco da história do principal evento cultural e extensionista da universidade com ilustrações de cartazes de divulgação do evento. A agenda pode ser adquirida na loja da editora localizada na Reitoria da UFPR.

Participaram da cerimônia, o reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, a Pró-reitora de Extensão e Cultura (PROEC), Deise Picanço, o diretor da Editora UFPR, Gilberto de Castro, e o Coordenador de Cultura da PROEC, Ronaldo de Oliveira Corrêa, entre outros gestores. Também foram convidados personagens que fizeram parte da história do festival como Márcia Kersten, primeira Pró-reitora de Extensão e Cultura da instituição, na gestão do ex-reitor Carlos Alberto Faraco, que promoveu o primeiro Festival de Inverno no ano de 1990 e Lúcia Maria Bueno Mion, ex-Coordenadora de Cultura que fez parte da equipe do festival desde a primeira edição.

Lançamento Agenda UFPR 2015 - foto: Ana Assunção
Lançamento Agenda UFPR 2015 - foto: Ana Assunção

Zaki Akel Sobrinho falou da importância que o festival tem na história da UFPR e da relevância de resgatar sua memória. “Estamos lançando uma agenda que faz uma retrospectiva histórica de um dos maiores e melhores eventos criados em nossa universidade, um festival que oportuniza o surgimento de talentos, e esse é o papel mais bonito da UFPR, ir para uma região e a ajuda-la a se desenvolver social, cultural e economicamente, acho que é isso que estamos fazendo em Antonina, com muito carinho”. O reitor ainda agradeceu a todos os gestores e colaboradores que participaram da história do festival.

Márcia Kersten fala da criação do Festival de Inverno no lançamento da Agenda UFPR 2015 - foto: Ana Assunção
Márcia Kersten fala da criação do Festival de Inverno no lançamento da Agenda UFPR 2015 - foto: Ana Assunção

Márcia Kersten, uma das responsáveis pela criação do evento, lembrou das primeiras edições do festival. “Era um contexto em que vínhamos com um projeto de universidade, tínhamos o movimento dos docentes pela eleição de reitor [Carlos Alberto Faraco havia sido recentemente eleito reitor] queríamos um projeto coletivo voltado para a sociedade um projeto para além dos muros da universidade”.

 

 

Editora

O reitor Zaki Akel Sobrinho também agradeceu à Editora UFPR, responsável pela publicação, que vem ganhando destaque no ramo editorial. A instituição, ligada à PROEC, recentemente foi premiada com um prêmio Jabuti pela tradução da obra “A anatomia da melancolia”, do autor inglês do século XVII Robert Burton, e tem se estabelecido como referência na divulgação acadêmica. O diretor da editora, Gilberto de Castro, apontou a importância do papel das editoras públicas com o lançamento de obras de referência que não teriam espaço no meio comercial.

 

Sugestões

Capitães da areia é a obra do mês de agosto do Clube do Livro
A segunda temporada do Clube do Livro, promovida pelo Sistema de Bibliotecas (SiBi) da Universidade...
Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para alunos da UFPR
O projeto de extensão “Ciência para Todos” está com inscrições abertas para o processo seletivo e trainee....
Projeto da UFPR oferece treinamento gratuito de futebol para meninas
Com o objetivo de trabalhar o desenvolvimento integral de meninas entre 10 e 14 anos através da prática...
Inscrições para cursos extensivos do Celin para novos alunos iniciam em 7 de agosto
As inscrições para os cursos extensivos ofertados pelo Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin)...