logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Lançado edital de vagas remanescentes voltado a migrantes e refugiados

Professor Mulinari dá entrevista sobre o lançamento do edital. Imagem: André Filgueira/ACS
Professor Mulinari dá entrevista sobre o lançamento do edital. Imagem: André Filgueira/ACS

Nesta quinta-feira, dia 15, a UFPR lançou o edital de acesso a vagas remanescentes voltado a migrantes e refugiados. As vagas estavam ociosas e restaram após os editais de redistribuição do Programa de Ocupação de Vagas Remanescentes (Provar), voltados a brasileiros.

Podem se inscrever migrantes regularmente admitidos no Brasil, portadores de visto humanitário ou de refugiado e que tenham iniciado cursos de graduação em instituições de ensino superior no seu país. O acesso deverá ser solicitado para cursos que tenham as mesmas características na UFPR e na instituição do seu país de origem.

“Os estudantes devem se inscrever mediante um processo que é facilitado pelo grupo da Cátedra Sérgio Vieira de Mello, que ajuda os interessados a cumprir a parte documental”, explica o vice-reitor, Rogério Andrade Mulinari, referindo-se à equipe especializada em Direito Internacional para Migrantes e Refugiados e Direitos Humanos do projeto de extensão Refúgio, Migrações e Hospitalidade, coordenado pelo professor José Antônio Peres Gediel.

“No gabinete [do reitor], o professor Alzir Felippe Buffara Antunes faz a interlocução com as coordenações de curso, que vão verificar a adequação do curso pleiteado com o que eles já realizaram no seu país de origem e com o que existe na Universidade”.

Antunes explica que essa interlocução com as coordenações também é importante para que estes alunos contem com uma rede de apoio fortalecida em sua passagem pela Universidade. “A reitoria, junto com a equipe do professor Gediel, conversa com as coordenações individualmente, para que esses alunos possam receber tutoria, para que possam se integrar, também há o apoio para o ensino da língua portuguesa”.

Professor Alzir Felippe Buffara Antunes esclarece dúvidas sobre o ingresso de migrantes e refugiados. Imagem: André Filgueira/ACS
Professor Alzir Felippe Buffara Antunes esclarece dúvidas sobre o ingresso de migrantes e refugiados. Imagem: André Filgueira/ACS

Como as aulas começam apenas no próximo ano, o edital foi lançado agora para que, caso os interessados ainda não tenham o nível ideal de português, possam complementar seus estudos do idioma e consigam acompanhar as aulas.
Não há cobrança de taxa de inscrição e o prazo final para entrega das solicitações de acesso é 17 de outubro. Mais detalhes estão disponíveis no edital, clicando aqui.

Revalidação de diploma

Também está aberto o processo de revalidação de diploma para portadores de visto humanitário ou de refugiado. Para ter seu diploma revalidado, os candidatos precisam passar por uma prova teórica, uma prova de competência e habilidade e, caso haja necessidade, por uma entrevista. A capacidade de compreender as provas – aplicadas em língua portuguesa – determinará o nível de fluência do profissional.

“A proposta de acolher refugiados de um país é maior do que simplesmente oferecer refúgio de uma situação adversa, mas oferecer mais do que isso: a inserção destas pessoas no tecido social é que vai garantir acolhimento de fato e de direito. Portanto, lhes ofertar oportunidades de trabalho qualificado e de qualificação para o trabalho é importante”, afirma Mulinari. “Muitos destes refugiados têm uma graduação e, se esta não for reconhecida, vão para um mercado de trabalho secundário que não vai lhes permitir ocupar toda a sua competência e garantir melhor qualidade de vida”.

O período de inscrições vai até o dia 5 de outubro e mais informações podem ser encontradas no site do núcleo de concursos da UFPR (www.nc.ufpr.br).

Conheça também o programa de Português Brasileiro para Migração Humanitária ofertado pelo Centro de Línguas e Interculturalidade da UFPR (Celin).

Sugestões

Informativo UFPR (Destaques da semana de 07/08 a 11/08/2023) 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA    🧠🔭 Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...
Doutoranda que criou programas para incentivar a adoção de cães é homenageada na Câmara de Curitiba 
Na manhã desta terça-feira (8), Lu Baldan, médica veterinária e doutoranda em Ciências Veterinárias na...
UFPR lamenta falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda Santos
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda...