logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Laboratório da UFPR cuidará da qualidade da água em ONG de educação especial

FOTO: Marcos Solivan
FOTO: Marcos Solivan

O Laboratório de Pesquisas Hidrogeológicas (LPH) do Departamento de Geologia da UFPR realizará gratuitamente o monitoramento da qualidade da água do Centro de Orientação e Controle de Excepcionais de Curitiba (COCEC) – Escola Nilza Tartuce. Fundada há 51 anos, sem fins lucrativos e chancelada pela Unesco, a Escola atende gratuitamente 304 alunos com deficiência intelectual na faixa etária de zero a 15 anos.

O LPH – que já realiza o monitoramento de água de outras duas entidades: o Lar de Idosos Recanto do Tarumã e a Maternidade Victor Ferreira do Amaral da UFPR – possui o maior banco de dados de análise de águas subterrâneas do Paraná. Desde 1996, pesquisa amostras de águas subterrâneas, coletadas em aquíferos da Região Metropolitana de Curitiba e do interior do Estado. Nas análises, são investigadas as presenças de aproximadamente 40 elementos poluidores, entre eles, pesticidas, metais, resquícios de hidrocarbonetos (petróleo) e coliformes fecais.

Feito isso, é emitido um laudo. Nesse documento é informado se as amostras analisadas estão em conformidade com os padrões de potabilidade definidos pelo Ministério da Saúde (Portaria 2914) e se a água é apropriada ou não para os consumos humano e animal.

O químico responsável, Alexsandro Gregorio, Análises físico-químicas e bacteriológicas em amostras de água. FOTO: Marcos Solivan
O químico responsável, Alexsandro Gregorio, faz análises físico-químicas e bacteriológicas em amostras de água. FOTO: Marcos Solivan

O laboratório está sob responsabilidade do professor professor Luiz Eduardo Mantovani, do químico Alexsandro Gregorio e do biólogo Terêncio Aguiar Júnior, mas as atividades são desenvolvidas por docentes e alunos do programa de pós-graduação em Geologia, além de profissionais terceirizados. Mais informações em www.lph.ufpr.br.

Com informações de Celsina Favorito

pt_BRPortuguese