logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Justiça tenta conciliação entre servidores do HC e o Ministério Público

No dia 24 de abril (quinta-feira) foi realizada a tentativa de uma audiência de conciliação na Justiça Federal, em relação a greve dos servidores do Hospital de Clínicas. O Reitor em exercício, Rogério Andrade Mulinari, e a Procuradora Chefe da UFPR, Maria Albertina Carino dos Santos, representaram a universidade neste encontro, que não pode ser acompanhado pela imprensa.Também estiveram presentes representante do Ministério Público Federal, da Procuradoria Federal, Diretores do Hospital de Clínicas e representantes do Sindicato dos servidores técnico-administrativos (Sinditest).

Na abertura da audiência, a UFPR reafirmou que reconhece e respeita o direito de greve dos servidores do Regime Jurídico Único (RJU). No entanto, cumpre a decisão da Justiça Federal, imposta no Mandado de Intimação, do dia 17 de abril, que considera a greve dos servidores do HC como ilegal e determina o desconto em folha dos dias parados. O Ministério Público manteve sua posição e reforçou a solicitação de que os servidores do HC retornem integralmente ao trabalho e de que a UFPR mantenha as ações estabelecidas pelo mandado judicial.

Por outro lado, os representantes do sindicato dos servidores (Sinditest) afirmaram que os rumos da greve serão definidos somente em uma assembleia com os trabalhadores do HC, marcada para o dia 25 de abril. Por conta da evasiva, a juíza salientou que vai aguardar a decisão dos trabalhadores e encerrou a tentativa de conciliação sem emitir um parecer conclusivo.

Sugestões

Informativo UFPR (Destaques da semana de 07/08 a 11/08/2023) 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA    🧠🔭 Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...
Doutoranda que criou programas para incentivar a adoção de cães é homenageada na Câmara de Curitiba 
Na manhã desta terça-feira (8), Lu Baldan, médica veterinária e doutoranda em Ciências Veterinárias na...
UFPR lamenta falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda Santos
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda...