O Curso de Letras Polonês e o Centro de Estudos Poloneses do Departamento de Polonês, Alemão e Letras Clássicas (Depac) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) promovem, no 21 de março às 19h, o evento de extensão “DOMOSŁAWSKI non-fiction: um bate-papo”, com a presença do jornalista e escritor polonês Artur Domosławski.
Como escritor, Domosławski aborda temas de preocupações sociais, muitos deles relacionados à América Latina. Em 2010, ele se tornou amplamente conhecido graças à biografia que escreveu de Ryszard Kapuściński, famoso autor de reportagens que relatavam guerras, golpes e revoluções dos locais mais remotos do mundo. “Kapuściński não-ficção” (Kapuściński non-fiction, 2010) apresentou a trajetória do jornalista sem omitir aspectos considerados negativos no seu trabalho, além dos elementos positivos e de detalhes até então desconhecidos da vida pessoal de Kapuściński.
Em 2021, Domosławski publica seu último livro “Exilado. 21 scenas de vida de Zygmunt Bauman” (Wygnaniec. 21 sceny z życia Zygmunta Baumana), resultado de vários anos de pesquisa sobre a vida de um sociólogo amado no Ocidente e nem tanto no seu país natal. O escritor recebeu o Prêmio de Jornalista do Ano da revista Press (Polônia) em 2010 e o Prêmio Beata Pawlak, em 2008. Em 2017, ele foi indicado ao Prêmio Nike. Saiba mais sobre o convidado aqui.
O encontro ocorrerá na modalidade presencial no Anfiteatro 100, 1º andar do Edifício D. Pedro I, no Complexo da Reitoria da UFPR. As inscrições podem ser feitas presencialmente, no dia do evento, ou pelo e-mail ufpr.depac@gmail.com, informando nome completo, CPF, GRR (se aluno ativo), e-mail e telefone.
DOMOSŁAWSKI non-fiction: um bate-papo
Data: 21 de março de 2022
Horário: 19h
Local: Anfiteatro 100, 1º andar do Edifício D. Pedro I, no Complexo da Reitoria da UFPR