logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Inscrições para o 23º Festival de Inverno terminam nesta terça-feira

apresentação no Festival de 2012. Foto: arquivo ACS
Terminam nesta terça-feira (09/07) as inscrições para o 23º Festival de Inverno da UFPR em Antonina, a 54 quilômetros de Curitiba. Este ano o festival será de 13 a 20 de julho. São ofertadas mil vagas em mais de 40 opções de oficinas e cursos. As atividades estão voltadas para as crianças e professores, além de estudantes das áreas de artes. As inscrições podem ser feitas pela Internet no site www.proec.ufpr.br/festival2013.

E ainda há outras duas opções, em Curitiba na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, (Prédio Histórico da Praça Santos Andrade), das 13 às 19 horas e em Antonina, no Teatro Maestro Dr. Roberto Cristiano Plassmann, antigo Teatro Municipal, das 9h às 11h e das 13h30 às 17 horas. Para as oficinas que ainda tenham vagas, as inscrições poderão ser feitas nos dias 13 e 14 de julho, das 9h às 19h, na Coordenação Geral do Festival, na Estação Ferroviária de Antonina.

Para adultos, há diversas alternativas de atividades, como as oficinas de percussão, de composição de cena para atores, de palhaço, performance, criação, construção e interpretação teatral com bonecos, de encadernação, aquarela, de MPB, prática de banda sinfônica e marchetaria. Uma atividade que deve chamar a atenção nas ruas é a oficina “Antonina em Movimento” que fará pequenos “flashs mobs”. São intervenções teatrais curtas. Na área de cinema há a oficina de roteiro de curta ficção e na gastronomia, a opção é a oficina sobre cozinha caiçara rural, com o objetivo de preparar cozinheiros sobre os pratos típicos. As atividades serão orientadas por chefes de cozinha do Centro Europeu.

São oferecidas ainda pintura em madeira, modelagem e técnicas de escultura, exercícios físicos para a terceira idade e uma oficina sobre patrimônio cultural enfocando a importância e os aspectos que caracterizam o patrimônio e os caminhos para a restauração.

apresentação do Festival de Inverno de 2012. Foto: arquivo ACS

Para crianças – Grande parte das atividades da semana é voltada para o público infantil que neste mês está em férias. As oficinas infantis, como a de hip hop, capoeira, canto, pintura e teatro, jogos de tabuleiro e robótica são gratuitas. Algumas atividades terão mais de uma turma. As inscrições para as oficinas infantis devem ser feitas apenas em Antonina, no sábado, 13 de julho, a partir das 10 horas, na Estação Ferroviária de Antonina e na Escola Estadual Professora Maria Arminda, para a oficina realizada na própria escola.

Há ainda as oficinas de arte-educação, voltadas para professores de primeiro grau, que podem optar por teatro e jogos e brincadeiras infantis.

Espetáculos – Além das oficinas durante a semana, serão realizados mais de 20 espetáculos de música, canto, dança e teatro, todos gratuitos. Essas apresentações vão ocupar diversos espaços como igrejas, praças, ruas e teatros. O show de abertura será com a banda de rock Os Mutantes, a partir das 22 horas do sábado (13). Já o de encerramento, dia 20 será com o cantor Beto Guedes.

Sugestões

Capitães da areia é a obra do mês de agosto do Clube do Livro
A segunda temporada do Clube do Livro, promovida pelo Sistema de Bibliotecas (SiBi) da Universidade...
Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para alunos da UFPR
O projeto de extensão “Ciência para Todos” está com inscrições abertas para o processo seletivo e trainee....
Projeto da UFPR oferece treinamento gratuito de futebol para meninas
Com o objetivo de trabalhar o desenvolvimento integral de meninas entre 10 e 14 anos através da prática...
Inscrições para cursos extensivos do Celin para novos alunos iniciam em 7 de agosto
As inscrições para os cursos extensivos ofertados pelo Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin)...