logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Inscrições para mestrado profissional em Biologia prosseguem até 8 de junho

As inscrições para o Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (Profbio) já começaram e vão continuar até 8 de junho neste endereço. A taxa de inscrição é de R$200,00. Neste mesmo endereço, é possível acessar o edital com todos os detalhes do processo seletivo.

A UFPR é uma das 19 instituições brasileiras que oferecerá o Profbio. O curso tem duração de dois anos e é direcionado a professores de ensino médio da rede pública de ensino.

Segundo a coordenadora do programa na UFPR, professora Sandra Maria Alvarenga Gomes, o curso será semipresencial, com aulas aos sábados, no Setor de Ciências Biológicas, e atividades à distância na plataforma Moodle. São quatro semestres – o último dedicado à finalização do Trabalho de Conclusão do Mestrado e à finalização das disciplinas optativas.

De acordo com o INEP, 88,5% dos professores de Biologia do Ensino Médio no Brasil não possuem Pós Graduação stricto sensu. “Possíveis soluções para este problema implicam, necessariamente, na valorização e na qualificação do profissional, capacitando-o a promover mudanças na sua forma de ensinar. O Profbio visa, portanto, a melhoria do ensino de Biologia no Brasil”, avalia Sandra.

Ela acredita também que o mestrado profissional atenda a uma demanda que está reprimida. “Esperamos que o programa seja recebido com entusiasmo pelos professores da rede pública do Paraná porque nós, docentes do Profbio da UFPR, estamos bastante motivados”.

Sugestões

Progepe lança atividade de saúde e longevidade para aposentados
Aposentadoria nunca foi sinônimo de inatividade. Pensando na qualidade de vida dos servidores aposentados,...
Ciência UFPR: Molécula-ímã tem potencial para revelar a bioquímica por trás de doenças
Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar...
“A SBPC é a marca de que o Brasil acredita e produz ciência da mais alta qualidade”, diz ministra do MCTI
Entre 23 e 29 de julho, aconteceu na Universidade Federal do Paraná (UFPR) a 75ª Reunião Anual da Sociedade...
Série sobre a ciência produzida nas Universidades brasileiras estreia na TV Brasil
A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições...