logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Inscrições abertas para o I Simpósio Brasileiro de Desenvolvimento Territorial Sustentável

O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial Sustentável (PPGDTS), da UFPR, realizará o I Simpósio Brasileiro de Desenvolvimento Territorial Sustentável, nos dias 29 e 30 de outubro, no Setor Litoral, em Matinhos.

O prazo para submissão de trabalhos foi prorrogrado, e está aberto até o dia 14 de agosto.

O objetivo do evento é promover o intercâmbio de pesquisas e experiências interdisciplinares sobre temáticas ligadas ao  Desenvolvimento Territorial Sustentável entre docentes, profissionais, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação, além de trazer visibilidade às questões regionais e fortalecer as linhas, grupos e projetos de pesquisas vinculados ao programa.

A programação do Simpósio conta com conferência, mesa-redonda, apresentação de projetos de pesquisa (consórcio de projetos), apresentação de trabalhos completos em grupos de trabalho e de resumos por meio de exposição de pôsteres. Os temas que serão tratados no simpósio são relacionados às linhas de pesquisa do PPGDTS: socioeconomia e saberes locais; redes sociais e políticas públicas; ecologia e biodiversidade.

Nesse cenário, o I Simpósio Brasileiro de Desenvolvimento Territorial Sustentável permitirá o diálogo entre estudantes, docentes e pesquisadores ligados à área de Ciências Ambientais, estimulando conexões interdisciplinares também com outras áreas, como Geografia, Planejamento Urbano e Demografia, Saúde Coletiva, Sociologia, Ciência Política, entre outras.

O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial Sustentável é o primeiro programa de mestrado do Setor Litoral da UFPR. O início de suas atividades foi em 2014, em consonância com o Projeto Político Pedagógico setorial que busca viabilizar uma educação crítica e transformadora, atuando no desenvolvimento da região do litoral paranaense e do Vale do Ribeira. Com uma das franjas aluviais, senão continentais, mais contínuas da Floresta Atlântica do Brasil, a região abriga inúmeras comunidades tradicionais e grupos sociais. Sua complexidade e dinamicidade socioambiental são objetos das três linhas de pesquisa do PPGDTS: Socioeconomia e Saberes Locais, Redes Sociais e Políticas Públicas, e Ecologia e Biodiversidade.

 

I Simpósio Brasileiro de Desenvolvimento Territorial Sustentável

Data: 29 e 30 de outubro

Local: Setor Litoral da UFPR, Matinhos-PR

Prazo para submissão de trabalhos: 14 de agosto

Para mais informações acesse os sites: www.ppgdts.ufpr.br e www.sbdts.getepolitica.org/.

Sugestões

Progepe lança atividade de saúde e longevidade para aposentados
Aposentadoria nunca foi sinônimo de inatividade. Pensando na qualidade de vida dos servidores aposentados,...
Ciência UFPR: Molécula-ímã tem potencial para revelar a bioquímica por trás de doenças
Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar...
“A SBPC é a marca de que o Brasil acredita e produz ciência da mais alta qualidade”, diz ministra do MCTI
Entre 23 e 29 de julho, aconteceu na Universidade Federal do Paraná (UFPR) a 75ª Reunião Anual da Sociedade...
Série sobre a ciência produzida nas Universidades brasileiras estreia na TV Brasil
A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições...