ufpr_bcopng

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Inédita no Paraná, Feira de Educação do Japão reúne instituições de ensino no Sept da UFPR

A Feira de Educação do Japão é inédita no Paraná. Foto: Marcos Solivan/ACS da UFPR.

O Setor de Educação Profissional e Tecnológica da UFPR (Universidade Federal do Paraná) sedia hoje (dia 12), em Curitiba, a Feira de Educação do Japão. Inédita no Paraná, a feira reuniu representantes de cinco Universidades japonesas – Hokkaido, Osaka, Shinshu, Yokohama e ainda do Instituto de Tecnologia de Shibaura. A promoção é da UFPR e do Consulado Geral do Japão em Curitiba e segue até as 19h.

As instituições ofereceram aos participantes informações sobre seus cursos, programas de pesquisa oferecidos em inglês e as possibilidades de intercâmbio com alunos interessados em obter bolsas de estudo oferecidas pelo governo japonês. Uma destas possibilidades de intercâmbio é o Programa Ciência sem Fronteiras no Japão, que envolve 260 estudantes  no Brasil (trinta no Paraná) em, vários campos do conhecimento.

Atualmente, dez alunos do Japão estudam na UFPR em projetos de intercâmbio. E há quinze estudantes brasileiros participando destes projetos no Japão. O interesse destas parcerias é estratégico: o Paraná é o segundo Estado brasileiro, depois de São Paulo, com maior número de descendentes japoneses. “A feira é importante para possibilitar que as universidades se apresentem e convidem os estudantes a estudar no Japão”, explica o professor Luiz Gardenal, do Departamento de Letras Estrangeiras da UFPR.

Participaram da abertura o cônsul do Japão em Curitiba, Toshio, Ikeda; a diretora-geral do Departamento de Intercâmbio Estudantil da Jasso (Organização de Serviços Estudantis Japonês), Mitiko Suzuki; o representante da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), Gabriel Costa Resende; e ainda o presidente do Tecpar (Instituto Tecnológico do Paraná) e representante da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia, Julio Felix.

Sugestões

Pré-Vestibular Comunitário da UFPR está com vagas remanescentes abertas
O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná...
Provar 2024: UFPR tem 804 vagas abertas em cursos de graduação, inscrições até 11/08
Esta é a última semana para inscrição de interessados em uma das 804 vagas em cursos de graduação oferecidas...
Mestrado acadêmico em Enfermagem recebe inscrições
O Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná oferece 24 vagas para o curso...
Rede Andifes oferta cursos gratuitos de idiomas para comunidade da UFPR
A Rede Andifes Idiomas Sem Fronteiras (IsF) promove uma oferta coletiva de cursos gratuitos de idiomas...