logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Independência ucraniana: UFPR tem sessão especial de filme “Iván” e bate papo com o diretor

Nesta semana, a Ucrânia celebra o 25º aniversário de sua independência. Para comemorar a data, várias cidades receberão sessões do filme “IVÁN”, que traz a história real do refugiado ucraniano Iván Bojko, que em 1948 imigrou para o Brasil, e só aos 91 anos teve a oportunidade de retornar a sua terra natal, em uma viagem registrada neste filme do diretor Guto Pasko.

Filme "Iván" de Guto Pasko - Divulgação
Filme “Iván” de Guto Pasko – Divulgação

Em Curitiba, será realizada uma sessão gratuita no campus Reitoria da UFPR (Anfiteatro 100 do Edifício Dom Pedro I) nesta quinta-feira (25 de agosto, um dia após a independência da Ucrânia) às 18h30, em parceria com a universidade. Após a exibição, haverá um bate-papo com o o diretor Guto Pasko e a professora Aleksandra M. Piasecka-Till , do curso de extensão de Culturas Eslavas da UFPR.

Esta sessão faz parte de uma mobilização social promovida pela Plataforma Taturana, que leva filmes a locais de interesse público para exibições seguidas de debates. Qualquer pessoa pode realizar sessões como estas, bastando cadastrar-se no site http://www.taturanamobi.com.br e seguir as instruções, contribuindo assim com a construção de uma rede cultural.

Sobre o longa-metragem

“IVÁN” retrata a história real de Iván Bojko, que durante a Segunda Guerra Mundial foi tirado à força de seu país por nazistas, realizou trabalhos forçados na Alemanha, imigrou para o Brasil, foi impedido de fazer contato com familiares, e após 68 anos retornou à Ucrânia, aos 91 anos, em um reencontro com sua família, seu país e seu passado.  Em breve, estará disponível nas plataformas digitais Netflix, iTunes, Google Play e Net Now. “IVÁN”  é uma realização da GP7 Cinema, com produção de Andréia Kaláboa e  patrocínio da Petrobras, com distribuição da Moro Filmes  através do Edital do FSA para distribuição. O filme tem apoio institucional da ONU (por meio da ACNUR – Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados) e dos Escoteiros do Brasil.

Serviço

Exibição especial do filme “IVÁN” em Curitiba (PR) e bate-papo com o diretor Guto Pasko e a professora Aleksandra M. Piasecka-Till , do curso de extensão de Culturas Eslavas da UFPR

Data: 25 de agosto (quinta-feira)
Horário: 18h30
Local: Reitoria da UFPR – Anfiteatro 100 do Edifício Dom Pedro I (Rua XV de Novembro, 1299)

Página no facebook com todas as exibições especiais: Clique aqui

Iván na internet

Página no Facebook
Trailer
Página oficial
Filme IVÁN - cartaz web

Sugestões

Capitães da areia é a obra do mês de agosto do Clube do Livro
A segunda temporada do Clube do Livro, promovida pelo Sistema de Bibliotecas (SiBi) da Universidade...
Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para alunos da UFPR
O projeto de extensão “Ciência para Todos” está com inscrições abertas para o processo seletivo e trainee....
Projeto da UFPR oferece treinamento gratuito de futebol para meninas
Com o objetivo de trabalhar o desenvolvimento integral de meninas entre 10 e 14 anos através da prática...
Inscrições para cursos extensivos do Celin para novos alunos iniciam em 7 de agosto
As inscrições para os cursos extensivos ofertados pelo Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin)...